Marisa Abela, estrela de “Industry”, vai ser Amy Winehouse em “Back To Black”

Marisa Abela

A jovem atriz Marisa Abela, uma das protagonistas da série da HBO “Industry” vai interpretar Amy Winehouse no filme biográfico “Back to Black”. Junta-se-lhe ainda  Ryan O’Doherty.

A Focus Features juntou-se ao StudioCanal neste projeto que se encontra em conversações desde 2018 e que recebeu luz verde em julho do ano passado. O estúdio divulgou uma imagem de Abela como Amy, confirmando indícios anteriores de que a atriz teria sido a escolhida para interpretar a cantora.

Marisa Abela como Amy Winehouse ©StudioCanal
Marisa Abela como Amy Winehouse ©StudioCanal

“Back to Black” será realizado por Sam Taylor-Johnson, conhecida pelo seu trabalho no filme biográfico sobre John Lennon, de 2009, “Para Lá da Música”, e “As Cinquenta Sombras de Grey”.

A realizadora disse que está “totalmente ciente da responsabilidade” de realizar este filme e que se irá esforçar para “criar um filme que todos nós amemos e que valorizemos para sempre. Assim como nós amamos Amy”.

O argumento é da autoria de Matt Greenhalgh, que anteriormente colaborou com Taylor-Johnson em “Para Lá da Música” e é conhecido pela escrita do argumento de “Control”, o filme biográfico de Ian Curtis, o vocalista dos Joy Division.

A produção é da responsabilidade de Alison Owen, Debra Hayward e Nicky Kentish-Barnes e a produção executiva está a cargo de Taylor-Johnson, Anne Cherel, Aska Yamaguchi, e Sophie Leuthreau para o Studiocanal e Howard Meyers e Marin Bobb para o Focus Features.

O projeto, cujas filmagens têm início a 16 de janeiro em Londres, foi aprovado pelos herdeiros de Amy Winehouse, conterá músicas da cantora (com o apoio da Universal Music e Sony Music) e dedica-se à sua ascensão à fama no início dos anos 2000, quando Taylor-Johnson a conheceu e se tornaram amigos.

“Back to Black” vai focar-se no génio criativo e honestidade que a cantora imprimia a tudo o que fazia, tentando ver para além da celebridade e focar-se naquilo que Amy sentia como pessoa. O filme também pretende afastar-se da tragédia com que a vida da cantora terminou e centrar-se no seu talento e triunfos.

Quanto a Marisa Abela, é sobretudo conhecida pelo seu papel como Yasmin Kara-Hanani na série da HBO “Industry”, mas também se prepara para aparecer no grande ecrã no próximo filme de  Greta Gerwig, “Barbie”, contracenando com Margot Robbie e Ryan Gosling. “Back to Black será, contudo, o seu primeiro grande trabalho em cinema.

A vida de Winehouse foi alvo de um documentário da BBC, em 2021, “Reclaiming Amy”, estreado por altura do 10.º aniversário da morte da cantora. Anteriormente, em 2015, também Asif Kapadia, através da A24, realizara um documentário chamado “Amy”, que não foi tão bem acolhido pela família, mas acabaria por ganhar o Óscar para melhor documentário.

Amy Winehouse

Amy Winehouse é considerada uma das maiores artistas da história recente da música, com mais de 30 milhões de discos vendidos e ainda hoje gerando mais de 80 milhões de streams por mês. O seu álbum de 2006, “Back to Black”, lançou-a para a fama e trazendo-lhe 5 Grammys, um recorde na altura, incluindo o de Melhor Disco do Ano e Canção do Ano para “Rehab”.

Skip to content