A Leopardo Filmes vai distribuir o romance “Martin Eden”, do realizador italiano Pietro Marcello, que estreia a 2 de julho nas salas de cinema portuguesas.

Com argumento escrito por Pietro Marcello, “Martin Eden” é baseado numa obra de Jack London com o mesmo nome, adaptando as reflexões sobre arte e política de Jack London dos EUA para a realidade italiana e conta a história de um jovem proletário que aspira tornar-se escritor.

“Depois de salvar Arturo, um jovem herdeiro de uma família da classe média industrial, de um confronto, o marinheiro Martin Eden é convidado a visitar a família. É aí que conhece Elena, a bela irmã de Arturo, apaixonando-se por ela à primeira vista. A culta e requintada jovem mulher torna-se não só o amor de Martin, mas também um símbolo do status social a que ele aspira. À custa de esforços enormes e ultrapassando os obstáculos que a sua origem modesta representa, Martin persegue o sonho de se tornar escritor e – sob a influência do intelectual amigo mais velho Russ Brissenden – envolve-se em meios socialistas, entrando em conflito com Elena e o seu mundo burguês.”

Protagonizado por Luca Marinelli, fazem também parte do elenco Jessica Cressy, Vincenzo Nemolato, Marco Leonardi, Denise Sardisco, Carmen Pommella, Carlo Cecchi, Autilia Ranieri, Elisabetta Valgoi e Pietro Ragusa. Esta ficção sobre a ascensão e queda de um artista foi filmada em 16mm, o que dá cores e texturas especiais à imagem.

Com bastante experiência no documentário, esta é a segunda longa-metragem de ficção de Pietro Marcello, que é visto como uma das grandes revelações do cinema italiano do século XXI. O filme estreou no Festival de Veneza, onde venceu o prémio de Melhor Ator (Luca Marinelli) e fez parte da seleção oficial Fora de Competição do LEFFEST.