“Mataram o Pianista”, um filme que celebra o movimento musical da Bossa Nova, estreia em março nos cinemas

"Mataram o Pianista" (2024), de Fernando Trueba e Javier Mariscal "Mataram o Pianista" (2024), de Fernando Trueba e Javier Mariscal
"Mataram o Pianista" (2024), de Fernando Trueba e Javier Mariscal

A dupla de espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal regressa aos cinemas com “Mataram o Pianista”, um filme que celebra a liberdade criativa da Bossa Nova brasileira para contar o trágico e misterioso desaparecimento do jovem virtuoso pianista brasileiro Tenório Jr.

Com vozes de Jeff Goldblum e Roberta Wallach, o filme conta a história de um “jornalista musical de Nova York sai em busca de descobrir a verdade por trás do misterioso desaparecimento do jovem pianista brasileiro Tenório Jr.”

Tendo como pano de fundo a contrastante brutalidade dos regimes ditatoriais que emergem na América Latina nos anos 60 e 70, “Mataram o Pianista” á uma docuficção em animação que reúne vários testemunhos reais que o realizador Fernando Trueba fez ao longo de vários anos, daqueles que conheceram e relembram com admiração o talento do pianista: João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes, entre outros.

“Durante vários anos, viajei por diversos lugares do Brasil, da Argentina, dos Estados Unidos, da França…em busca de pessoas que pudessem contar-me sobre o Tenório, quem ele era, como ele era, contar coisas sobre a sua vida, a sua música, o seu trágico desaparecimento. Depois de mais de 150 horas de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao Tenório, um dia decidi começar a escrever o argumento”, comenta Trueba nas suas notas de intenções.

"Mataram o Pianista" (2024), de Fernando Trueba e Javier Mariscal
“Mataram o Pianista” (2024), de Fernando Trueba e Javier Mariscal

Trueba gosta de Jazz e enquanto ouvia um disco da década de 1960, a melodia do piano chamou-o atenção. “Olhei para a capa do álbum e encontrei um nome que não significava nada para mim: Tenório Jr. Tentei saber mais sobre ele, se ele tinha algum álbum em seu nome. Sim, em 1966, aos vinte e cinco anos, gravou um disco chamado “Embalo”, que já estava esgotado há muito tempo. Quase 40 anos se passaram. O que ele fez desde então? O que aconteceu com ele?”

O pianista Tenório Jr. morreu em 1976, com apenas 35 anos. “Na verdade, não se pode dizer que ele morreu. Ele simplesmente desapareceu. Esteve em Buenos Aires a acompanhar Vinicius de Moraes e Toquinho. Na noite a seguir ao último espétaculo, saiu para a rua e ninguém mais o viu.”

A dupla Fernando Trueba e Javier Mariscal volta a juntar-se para mais um filme de animação inspirado na música depois do enorme sucesso de “Chico & Rita” (2010), um belíssimo filme que celebra a música e a cultura cubana, que esteve nomeado para o Óscar de Melhor Animação do Ano em 2012. “Mataram o Pianista” é uma co-produção com a portuguesa Animanostra e teve financiamento do ICA e da RTP.

Com distribuição da Films4You, “Mataram o Pianista” estreia nas salas de cinema em Portugal a 21 de março, mas terá uma antestreia no dia 11 de março, no Cinema São Jorge, na secção competitiva da 23.ª edição da MONSTRA.

01340d34 0452 7e62 eaea 6bb44f17fcc3 1

Skip to content