Nos dias 5, 6 e 7 de abril, Miguel Gonçalves Mendes, o realizador de “José e Pilar” e o “Labirinto da Saudade” (vencedor do Prémio Sophia de Melhor Documentário), vai invadir o Free Room (no ZERO Box Lodge, Porto) e tentar partilhar a odisseia a que se propôs para descobrir “O Sentido da Vida”. Durante três dias, poderá conhecer a vida íntima de um realizador português em busca de financiamento para o seu filme. “Conheça o dia a dia de um realizador em busca de financiamento para o seu filme. As reuniões, os telefonemas, as conversas com amigos e personagens do filme a tentativa de angariar apoios”.

A ele juntar-se-á a realizadora Regina Pessoa (sexta-feira), o escritor Valter Hugo Mãe (sábado) – amigo, colega profissional das artes e um dos protagonistas do novo documentário e, via Skype, Pilar del Rio (Presidente da Fundação José Saramago) e a Mãe do realizador.

Miguel Gonçalves Mendes, encontra-se há cinco anos ininterruptos a filmar o seu novo projeto “O Sentido da Vida”, que conta com a participação de Andreas Mogensen (astronauta), Dilma Roussef (ex-Presidente do Brasil), Giovane Brisotto, Julian Assange, Hilmar Örn Hilmarson, Mariko Mori e Valter Hugo Mãe.

Ao acompanhar o seu quotidiano poderá assistir a reuniões de produção, telefonemas e angariação de fundos, assistir a entrevistas ao vivo ao realizador e participar de um workshop de Cinema Biográfico Documental leccionado pelo próprio, e à exibição da sua filmografia integral.

Mas o momento de destaque será a projecção – exclusiva e em primeira mão – dos primeiros 20 minutos do documentário “O Sentido da Vid”a, que contará com a presença de Valter Hugo Mãe, personagem do filme com quem irá discutir os caminhos a seguir.

O crítico Cláudio Azevedo, do Cinema Sétima Arte, vai estar à conversa com o cineasta no dia 6 de abril, sábado, pelas 16h.

5 abril, sexta-feira
Interações com os convidados – Regina Pessoa, Pilar del Rio, Valter Hugo Mãe e Ana Paula Gonçalves (Mãe do realizador);

6 de abril, Sábado
Pré-pré estreia exclusiva dos primeiros vinte minutos do O Sentido da Vida onde Valter Hugo Mãe assiste pela primeira vez às suas próprias filmagens; Q&A com o realizador e Valter Hugo Mãe; Leitura de documentos de rejeição recebido de produtores e financiadores ao longo das filmagens do Sentido da Vida;

7 de abril, Domingo
Conversa por Skype do realizador com Pílar del Rio; Acesso inédito à montagem do filme com o colaborador de longa data Pedro Sousa e o realizador.