Morreu Karl Slover, um dos últimos Munchkins

Karl Slover, um dos últimos actores vivos que interpretou um Munchkin no clássico de 1939 “O Feiticeiro de Oz”, de Victor Fleming, morreu aos 93 anos, vitima de uma paragem cardio-respiratória, nos Estados Unidos. Apesar de o ator ser mais conhecido pela sua personagem em “Oz”, participou noutros filmes, como “The Terror of Tiny Town” (1938) e “Farrapo Humano” (1945).

 

Os Munchkins são homens de estatura baixa que vivem no país Munchkin. No filme foram usados 124 atores anões, que ficaram conhecidos mundialmente pelas suas interpretações em “Oz”. Sabe-se ainda que este grupo de atores ganhavam apenas  50 dólares por semana, pelo que  eram mais mal pagos do que Toto, o cão de Dorothy (Judy Garland).

 

Em 2007 restavam apenas sete atores vivos, que tiveram a honra de destapar uma estrela no no passeio da Fama de Hollywood homenageando os Munchkins. Com a morte de Karl Slover, restam apenas três representantes vivos.

 

O Feiticeiro de Oz foi eleito o melhor filme de entretenimento familiar de todos os tempos pelo American Film Institute e em 2009 celebrou o seu 70º aniversário.

 

No segundo vídeo vemos Karl Slover cantar um excerto da música “We’re Off to See the Wizard”