Morreu Kelly Asbury, aos 60 anos, após uma batalha prolongada contra um cancro. Mais conhecido por ter realizado os filmes “Shrek 2” e “Spirit – Espírito Indomável“, o cineasta assumiu também a cadeira de realizador no filme “Smurfs: A Aldeia Perdida” e coescreveu o clássico de animação da Disney “A Bela e o Monstro“.

“Ele era uma das pessoas mais admiradas e amadas do setor. “É de partir o coração,” disse Nancy Newhouse Porter, representante de Asbury.

Kelly Asbury foi nomeado três vezes para os Annie por “Shrek 2” e por escrever e realizar “Gnomeu e Julieta“. “Shrek 2” foi ainda nomeado para a Palma de Ouro na 57.ª edição do Festival de Cannes, em 2004, e “Spirit – Espírito Indomável” foi nomeado para a Caméra d’Or em 2002.

Nascido a 15 de janeiro de 1960, em Beaumont, no estado do Texas, Kelly Asbury estudou na CalArts CalArts (California Institute of the Arts) e um dos primeiros filmes em que trabalhou foi “Taran e o Caldeirão Mágico“. No final dos anos oitenta, já trabalhava para a Disney.

Asbury fez ainda a voz de personagens em vários dos seus filmes, incluindo “Shrek o Terceiro” e “Sherlock Gnomes“.