Mostrarte 2016: Vencedores

“Berlenga Grande”, de Vítor Carvalho, venceu o Grande Prémio Cinema e o Prémio de Melhor Documentário da 2ª edição do Mostrarte – Mostra Académica de Artes e Imagem, que terminou este sábado (5 de novembro), durante a cerimónia de encerramento da 13ª edição das Imagens do Real Imaginado (IRI), na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Ainda no cinema, “Pronto, era assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, venceu na categoria de Melhor Animação e “Post-Mortem”, de Belmiro Ribeiro, na categoria de Melhor Ficção. Na competição de Fotografia, venceu o projecto “Empty Room”, de Rita Silva.

“Após uma edição de estreia, em 2015, consagrada em exclusivo ao Cinema, a MOSTRARTE passou a incluir, em 2016, a Fotografia. Pela Biblioteca Almeida Garrett passaram, ao longo da última semana, perto de três dezenas de projectos, nacionais e internacionais, seleccionados pelos júris (Cinema e Fotografia) da MOSTRARTE 2016. Esta segunda edição fica, pois, marcada pela elevada qualidade das obras submetidas a concurso, com as candidaturas a chegarem de diversos países.”

“Já reconhecida pelo EFFE LABEL – Europe for Festivals, Festivals for Europe, a MOSTRARTE nasceu para reconhecer os valores artísticos emergentes e a massa criativa que despontam por todo o mundo, empenhando-se em dar visibilidade pública a trabalhos realizados em contexto académico. Fundada com o propósito de não excluir qualquer forma de expressão artística – crescendo de forma sustentável de ano para ano, procurando favorecer a captação de públicos em função da transversalidade das artes –, desenvolve-se sem fins lucrativos. No seu ano zero, a curta-metragem “Terra Mãe”, de Ricardo Couto venceu o 1.º Grande Prémio MOSTRARTE”,

Cinema
Grande Prémio Cinema MOSTRARTE/Nasamotor

Berlenga Grande, de Vítor Carvalho – Bard College of New York

Melhor Animação
Pronto, era assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Melhor Ficção
Post-Mortem, de Belmiro Ribeiro – ESMAE-IPP

Melhor Documentário
Berlenga Grande, de Vítor Carvalho – Bard College of New York

Fotografia
Grande Prémio Fotografia MOSTRARTE/Floricolor

Empty Room, de Rita Silva – ESMAE-IPP

Menções Honrosas
Ex-voto, de Lucília Monteiro– ESMAE-IPP
Salto: da memória ao território, de João Gigante– ESMAE-IPP