A Noruega selecionou “Sentimental Value”, o filme de Joachim Trier protagonizado por Renate Reinsve (que volta a reunir-se com o realizador, depois de “A Pior Pessoa do Mundo”), para candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2026.
A estreia mundial do filme teve lugar em Cannes, onde acabaria por ganhar o Grande Prémio do júri presidido por Juliette Binoche, a primeira vez que um filme norueguês conseguiria este feito.
“Sentimental Value” passou ainda pelo Festival de Cinema de Sarajevo, de Bruxelas, onde recebeu o Prémio do Júri, e o Filmfest de Munique, onde também ganhou o prémio do espectadores para Melhor Filme Internacional.
“Sentimental Value” foi escolhido de uma lista de três filmes noruegueses onde se inclui “Dreams”, de Dag Johan Haugerud, e o documentário “Facing War”, de Tommy Gulliksen.
“Sentimental Value”, com argumento escrito por Eskil Vogt e Trier, conta a história de Nora e Agnes, duas irmãs que se reúnem ao seu pai, Gustav, um realizador de cinema outrora famoso que vai oferecer a Nora, atriz, um papel no seu filme de regresso.
Nora recusa o papel, mas acaba por descobrir que o pai já o entregou a uma jovem atriz de Hollywood e isso vai trazer à tona a complicada relação que tanto Nora como Agnes alimentam com o pai.
As filmagens de “Sentimental Value” tiveram lugar em Oslo no outono de 2024 e o elenco conta, pois, com Renate Reinsve, a par de Inga Ibsdotter Lilleaas, Stellan Skarsgård e Elle Fanning.
Nos Estados Unidos, “Sentimental Value” estreará nas salas de cinema através da Neon a 7 de novembro. Em Portugal, não tem ainda data de estreia.
O anterior filme de Joachim Trier “A Pior Pessoa do Mundo“ foi nomeado ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2022.
A Academia ir á revelar a sua lista intermédia a 16 de dezembro, com os cinco nomeados a serem anunciados a 22 de janeiro. A 98.ª edição dos Óscares terá lugar a 15 de março de 2026.

