Foi há 10 anos que se deu a maior tragédia do século XXI, o atentado do 11 de Setembro de 2001. Os EUA sofreram um atentado terrorista no coração de Nova Iorque, dois aviões embateram nas torres gémeas do Wolr Trade Center. O Mundo parou. O Mundo mudou. Cerca de 3 mil pessoas perderam a vida no 11 de Setembro.

O cinema sempre teve a necessidade de contar ou recriar este tipo de acontecimentos, que marcaram a História da Humanidade, como por exemplo, as duas Grandes Guerras, o desastre do Titanic, a Guerra do Vietname, desastres de viagens espaciais, a grande depressão, etc. Como tal, o 11 de Setembro tinha de ser contado pelo cinema, tendo-se feito vários filmes que trataram esta temática, muito sensível ainda hoje, de formas diferentes.

 

Voo 93 (United, 2006) de Paul Greengrass

O filme mostra o drama vivido pelos passageiros do Voo 93 da companhia aérea United Airlines no dia 11 de setembro de 2001 que teria sido abatido pelos próprios passageiros. Nomeado para dois Óscares da Academia.

 

World Trade Center (2006) de Oliver Stone

Um filme mais humanista, inspirado nas histórias verídicas de dois bombeiros, que ficaram soterrados nos destroços do edifício e conseguiram sobreviver.

 

Fahrenheit 9/11 (2004) de Michael Moore

Um documentário que analisa de forma nua e crua a governação de George W.Bush, o então presidente dos EUA durante o 11 de Setembro de 2001. Michael Moore, utilizando o seu humor caracteristico, fala sobre as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, fazendo referência à posterior invasão do Iraque.

 

11’09”01 – 11 Perspectivas (2002) de Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González Iñárritu, Claude Lelouch, Danis Tanovic, Idrissa Ouedraogo, Ken Loach, Mira Nair, Samira Makhmalbaf, Sean Penn e Shohei Imamura

É um filme que junta 11 curtas-metragens sobre o 11 de Setembro por 11 realizadores que partilham as suas perspectivas muito particulares sobre o incidente que abalou o mundo. Vencedor do Prémio de Melhor Curta-metragem para o segmento de Ken Loach no Festival de Veneza de 2002.

 

Em Nome da Amizade (Reign Over Me, 2007) de Mike Binder

Um filme sobre um homem que perdeu toda a sua família em Nova Iorque durante os ataques terroristas de 11 de Setembro reencontra um velho amigo de escola.

 

Estes são alguns exemplos de filmes sobre esta temática, pois existem dezenas de documentários televisivos e filmes, sobre o atentado do 11 de Setembro de 2001. Assim, o 11 de Setembro ficará eternamente registado no cinema, visto por várias perspectivas diferentes do acontecimento.