A Alambique Filmes anunciou que vai repor nos cinemas portugueses, numa versão restaurada, o premiado “O Carteiro de Pablo Neruda” (1994), de Michael Radford, e protagonizado por Philippe Noiret, Massimo Troisi e Maria Grazia Cucinott, para celebrar o 25.º aniversário.

Vencedor do Óscar de Melhor Banda Sonora (Luis Bacalov) e do BAFTA de Melhor Realizador e de Melhor Filme Estrangeiro, é um tributo ao amor que marcou toda uma geração. Baseado no livro Il Postino de Antonio Skármeta, “O Carteiro de Pablo Neruda” retrata a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde jovem carteiro.

Em 1952, Pablo Neruda (Philippe Noiret) é forçado, por questões políticas, a viver exilado numa pequena ilha italiana, onde conhece Mario Ruoppolo (Massimo Troisi), filho de pescadores sem rumo na vida, loucamente apaixonado pela mulher mais bonita da cidade mas demasiado tímido para lhe dizer o que sente por ela. Aos poucos, Neruda ensina o amor, a vida e a poesia a Mario para que este possa conquistar o coração da sua amada.

O filme tem sessão especial marcada, em parceria com a Festa do Cinema Italiano, no dia 4 de abril, às 21h30, nos UCI Cinemas El Corte Inglés em Lisboa, com a presença de Lorenzo Baraldi, direcção artística, e Gianna Gissi, guarda-roupa do filme. O filme é reposto em DVD a 2 de maio.