A Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC) está a promover pela primeira vez o Dia do Cineclube, a 14 de abril de 2019, uma iniciativa que “pretende ser um momento de celebração da atividade cineclubista e lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural.”

De 12 a 18 de abril, em vários cineclubes de todo o país, vai comemorar-se este dia através da exibição de filmes, de debates, tertúlias, cine-concertos e festas, promovendo assim o diálogo em torno do cinema e do cineclubismo. Ao todo são 23 cineclubes que aderem a esta iniciativa para as comemorações do Dia do Cineclube.

“A escolha deste dia tem o duplo objetivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris a 14 de abril de 1907, e, ao mesmo tempo, celebrar o aparecimento do cineclube em actividade há mais tempo em Portugal – no dia 13 de abril de 1945 nasceu o “Clube Português de Cinematografia” que mais tarde acrescentou o sufixo ‘Cineclube do Porto’. “

“Ainda enquadrado nas festividades do Dia do Cineclube serão anunciados no dia 14 de abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves. Esta iniciativa da FPCC pretende, simultaneamente, homenagear o cineclubista António Loja Neves e o cinema dos Países Africanos de língua oficial Portuguesa.”

Fonte: FPCC