O Dia Mais Curto regressa em dezembro para 10 anos da festa da curta-metragem

O-Dia-Mais-Curto-2022-1

Está a chegar mais uma edição de O Dia Mais Curto, com sessões de cinema por todo o país e um programa à altura desta década de existência, a decorrer durante todo o mês de dezembro.

Pelo décimo ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem celebra o dia mais curto do ano em Portugal, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país, que este ano será ao longo de todo o mês de dezembro.

“Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o solstício de Inverno  anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre. Se por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia que já alcançou uma dimensão internacional é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.”

A 10.ª edição de O Dia Mais Curto realiza-se entre 1 e 29 de dezembro e propõe quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas, com múltiplas sessões de cinema, nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros.

Com a seleção “Curtas do Mundo” será possível assistir a algumas das mais interessantes obras internacionais do ano. Por sua vez, o programa nacional “Novas Curtas Portuguesas” inclui uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do festival Curtas Vila do Conde, enquanto os programas dedicados aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação e viagens divertidas por mundos desconhecidos.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se as programações próprias das várias entidades, associações, cineclubes, escolas, entre outros, que, sem custos associados, se queiram associar a esta iniciativa. O programa final e as localidades serão reveladas em breve pela organização.

Programa

Novas Curtas Portuguesas
O Casaco Rosa, de Mónica Santos
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves
Aos Dezasseis, de Carlos Lobo
Pê, de Margarida Vila-Nova
Ice Merchants, de João Gonzalez

Amiguinhos
Lagune, de Mathieu Labaye, Hannah Letaïf · Bélgica
Até à Lua, de Johann Etrillard · Bélgica
Katu Katu, de Giedrė Narušytė Boots · Lituânia
A Primavera Volta Sempre, de Alicia Núñez Puerto · Espanha
A Geometria Variável, de Marie Brune De Chassey · Bélgica
Bem-Vindos À Primavera, de Udo Prinsen · Países Baixos
A Toupeira e a Lua, de Alunos do 12º ano sob orientação de Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic · Portugal

Curtinhas Para Todos
Caiaque, de Solène Bosseboeuf, Flore Dechorgnat, Tiphaine Klein, Auguste Lefort, Antoine Rossi · França
Cérebro em Fuga, de Isabelle Favez · Suíça
O Meu Nome É Medo, de Eliza Płocieniak-Alvarez · Alemanha
Laika & Nemo, de Jan Gadermann, Sebastian Gadow · Alemanha
Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo · Brasil

Curtas do Mundo
As Visitantes, de Enrique Buleo · Espanha
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli · Brasil
A Glória da Malvada Eliz, de Eliška Kováíková, Adam Struhala · República Checa

Fonte: O Dia Mais Curto

Skip to content