Warning: session_start(): open(/var/lib/php/session/sess_mvlquteffg9l3apg87a15getdl, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-user-avatar/src/Classes/PPRESS_Session.php on line 286

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php/session) in /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/plugins/wp-user-avatar/src/Classes/PPRESS_Session.php on line 286

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_options`

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_options`

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_options`

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_options`

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id WHERE tt.taxonomy IN ('category') ORDER BY t.name ASC

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (31876, 31892, 31895, 31898, 31904, 31919, 31922, 31930, 31933, 31935, 31941, 31944, 31951, 31953, 31956, 31960, 31964, 31967, 31975, 31980, 31984, 31991, 31995, 32015, 32017, 32020, 32031, 32034, 32040, 32047) ORDER BY t.name ASC

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_2.MAI' (Errcode: 28)]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_options`

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_2.MAI' (Errcode: 28)]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (33124) ORDER BY t.name ASC

O poder da amizade e do companheirismo - Cinema Sétima Arte

O poder da amizade e do companheirismo – Cinema Sétima Arte

Esta lista contempla uma dezena de filmes que retratam e exploram o conceito de amizade, enaltecendo diferentes tipos: na adolescência, entre os membros de uma família ou até mesmo entre seres de raças diferentes.

Centrada mais no século XXI, esta lista podia ainda englobar outras obras de grande qualidade, como são os filmes de animação “O Rei Leão”, de 1994, e “Wall-E”, de 2008, o refrescante “Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos”, de 2006, e ainda o filme independente de Debra Granik, “Leave no Trace”, de 2018.

“Os Goonies” (1985)

O filme traça uma aventura. A coragem de um grupo de crianças destemidas, que encetam uma jornada que esconde perigos. Porém, o facto de serem o que são, crianças, fazem com que nem sequer pensem nesses mesmos perigos que podem surgir. No entanto, esses perigos aparecem e é aqui que vem ao de cima o poder da amizade.

O filme promove ainda o questionamento sobre a diferença entre a forma como as crianças dos anos 80 e 90 brincavam em comparação com a forma como as crianças do início do século XXI o faziam.

Realizador: Richard Donner

Sinopse: Um grupo de jovens chamado “Os Gonnies”, descobrem um mapa antigo e iniciam uma aventura para tentarem encontrar o tesouro de um pirata.

Elenco Principal: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Ke Huy Quan, Corey Feldman

“Conta Comigo” (1986)

“Conta Comigo” é um excelente exemplo do que é que significa amizade: companheirismo, camaradagem, a criação de uma ligação extremamente forte em que quase nada será capaz de a quebrar. O filme mostra o que é a aventura de ser criança, a curiosidade, o desejo de ir à descoberta, da procura de algo novo.

Realizador: Kiefer Sutherland

Sinopse: Depois da morte de um amigo, um escritor relembra uma aventura passada na infância com os seus amigos quando juntos procuravam o corpo de um rapaz desaparecido.

Elenco Principal: Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O’Connell

“Gilbert Grape” (1993)

O filme traz-nos o verdadeiro significado do amor. O amor de um jovem que faz tudo pelos seus irmãos. E o amor de um filho que faz tudo pela sua mãe. Mostra também o desabar e o reerguer-se. O não desistir, ao mesmo tempo que cuida, que vigia, que faz companhia numa relação de afetividade muito forte.

Realizador: Lasse Hallström

Sinopse: Um jovem de uma pequena cidade dos EUA vive quase exclusivamente para cuidar do seu irmão com deficiência mental e da sua mãe com obesidade mórbida, situação que é colocada em causa quando, de uma forma inesperada, se apaixona por uma rapariga.

Elenco Principal: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Darlene Cates, Laura Harrington, Mary Kate Schellhardt

“Hachiko – Amigo para Sempre” (2009)

Baseado numa história verídica, “Hachiko” mostra-nos como é possível haver um amor verdadeiro e uma amizade extraordinária entre um ser humano e um cão. Triste, capaz de provocar lágrimas mesmo aos mais céticos a filmes deste género, a obra de Lasse Hallström envolve quem vê de uma forma absurda, o que faz com que uma eventual falha possa passar despercebida e, no fim, seja perfeitamente esquecida.

Realizador: Lasse Hallström

Sinopse: Um professor universitário vive uma forte relação de amizade com um cão depois que o resgatar da rua.

Elenco Principal: Richard Gere, Joan Allen, Sarah Roemer, Cary-Hiroyuki Tagawa

“Amigos Improváveis” (2011)

Muito divertido, e embora não seja o tema central do filme, este trata com um enorme cuidado questões pertinentes como o racismo e a pobreza. Revelando as diferenças que existem entre as origens d cada uma das personagens principais, esta comédia francesa mostra a forma como duas pessoas de realidades completamente distintas souberam superar essas mesmas diferenças, conseguindo aprender a viver um com o outro.

Realizadores: Olivier Nakache, Éric Toledano

Sinopse: Depois de ter ficado tetraplégico após um acidente, um aristocrata recruta um jovem de uma realidade totalmente diferente da sua para cuidar se si e tratar das suas necessidades básicas.

Elenco Principal: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot

“As Vantagens de Ser Invisível” (2012)

O filme mostra-nos o poder que a amizade pode ter na vida de um adolescente. O poder de transformar. Ser acolhido por alguém, o importante que é estar dentro de um grupo. A amizade tem tem esse mesmo poder, de mudar o comportamento, de aumentar a autoconfiança, de dar estabilidade.

O filme mostra ainda como é possível libertarmo-nos daquilo que nos prende, dos nossos pensamentos, das barreiras que criamos. Interpretações muito bem conseguidas por parte do trio de protagonistas, com maior evidência para Ezra Miller, que consegue, ainda que não por muito, sobressair perante os seus pares.

Realizador: Stephen Chbosky

Sinopse: Um jovem introvertido faz amizade com dois estudantes mais velhos que lhe mostram um lado da vida que o próprio desconhecia.

Elenco Principal: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Mae Whitman, Nina Dobrev

“Capitão Fantástico” (2016)

A união de uma família que vive numa realidade muito própria. A obra de Matt Ross levanta uma série perguntas fundamentais: será esta uma realidade mais saudável?; estarão as crianças preparadas para o dito “mundo real”?; terão estas as mesmas oportunidades do que as outras? terão mais ou menos competências? A certo momento do filme é colocado em questão o modo de vida desta família. Questão que não merece uma resposta rápida, mas sim uma longa reflexão.

Realizador: Matt Ross

Sinopse: Nas florestas do noroeste pacífico, um pai cuida sozinho dos seus seis filhos através de uma educação rigoroso a nível mental e a nível físico é forçado a deixar a sua forma de vida e a entrar num mundo onde a ideia de ser pai é completamente diferente.

Elenco Principal: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton

“Manchester by the Sea” (2016)

O companheirismo entre um tio e um sobrinho. A forma que os dois encontram para ultrapassar os obstáculos. Um mar de sentimentos e emoções que se revelam muito pelo argumento extraordinário que o filme tem, apesar da banda sonora perturbar a forma como o mesmo é contado. A realização não surpreende, acabando por não atingir um desempenho excelente quando se trata de cativar. O filme proporcionou ainda a Casey Affleck uma performance digna de registo, cumprindo com mestria o seu papel.

Realizador: Kenneth Lonergan

Sinopse: Um homem deprimido tem que cuidar do seu sobrinho quando o seu irmão e pai do jovem morre.

Elenco Principal: Casey Affleck, Lucas Hedges, Michelle Williams, Kyle Chandler

“Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões” (2018)

Uma família que vive bem a baixo do limiar da pobreza sobrevive assim, de pequenos delitos, roubando para comer. O que lhes da força para enfrentar cada dia é a união entre todos, o companheirismo e a entreajuda que predomina no ceio da família. O filme aborda as minorias étnicas e questões sociais relevantes, apresentando conteúdo cinematográfico com um bom argumento e uma realização cuidada.

Realizador: Hirokazu Koreeda

Sinopse: Uma família que se dedica a pequenos roubos para sobreviver abriga uma menina depois de a encontrar na rua cheia de frio.

Elenco Principal: Lily Franky, Sakura Andô, Kirin Kiki, Mayu Matsuoka, Jyo Kairi

“Green Book – Um Guia para a Vida” (2018)

O filme, apesar da tripla vitória nos Óscares de 2019, não procura apresentar praticamente nada de novo, caindo na armadilha de se tornar mais do mesmo, indo atrás de causas nobres, tocando em questões raciais. Talvez apenas o plot seja diferente do que se fez até então. Em termos técnico o filme não apresenta grandes falhas, acabando mesmo por chegar ao patamar que chegou sobretudo pelas incríveis interpretações de dois atores que, embora de gerações diferentes, têm algo em comum, um enorme talento.

Realizador: Peter Farrelly

Sinopse: Um homem italo-americano torna-se motorista de um pianista afro-americano durante uma digressão no sul dos Estados Unidos nos anos sessenta, dando origem a um confronto de ideais e convicções.

Elenco Principal: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini, Dimiter D. Marinov

Erro da base de dados do WordPress: [Can't create/write to file '/var/tmp/#sql_15cd5_0.MAI' (Errcode: 28)]
SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('post_tag') AND tr.object_id IN (33124) ORDER BY t.name ASC

Skip to content
Warning: file_put_contents(/var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/cache/comet-cache/cache/https/www-cinema7arte-com/o-poder-da-amizade-e-do-companheirismo-cinema-setima-arte.html-60c6e6d765a87708875276-tmp): failed to open stream: No space left on device in /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/plugins/comet-cache/src/includes/traits/Ac/ObUtils.php on line 430

Fatal error: Uncaught Exception: Comet Cache: failed to write cache file for: `/o-poder-da-amizade-e-do-companheirismo-cinema-setima-arte/`; possible permissions issue (or race condition), please check your cache directory: `/var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/cache/comet-cache/cache`. in /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/plugins/comet-cache/src/includes/traits/Ac/ObUtils.php:435 Stack trace: #0 [internal function]: WebSharks\CometCache\Classes\AdvancedCache->outputBufferCallbackHandler('\r\n<br />\n<b>War...', 9) #1 /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-includes/functions.php(4757): ob_end_flush() #2 /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(292): wp_ob_end_flush_all('') #3 /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(316): WP_Hook->apply_filters('', Array) #4 /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-includes/plugin.php(484): WP_Hook->do_action(Array) #5 /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-includes/load.php(1072): do in /var/www/vhosts/cinema7arte.com/httpdocs/wp-content/plugins/comet-cache/src/includes/traits/Ac/ObUtils.php on line 435