Nanni Moretti está de regresso à realização, dois anos depois de “Três Andares” (2021), agora com “O Sol do Futuro”, uma comédia política, uma sátira ao cinema e ao seu próprio cinema, estreia nas salas de cinema portuguesas a 28 de setembro.
Estreado no Festival de Cannes 2023, em competição pela Palma de Ouro, onde recebeu boas críticas, o filme realizado e interpretado por Moretti conta com argumento de argumento Francesca Marciano, Nanni Moretti, Federica Pontremoli e Valia Santella.
Moretti, cineasta assumidamente de esquerda, regressa à comédia política com “O Sol do Futuro” para prestar homenagem ao próprio cinema, ironizando o cinema de streaming e fazendo um auto-retrato ao seu cinema.
“Giovanni é realizador. Paola, a sua produtora. Giovanni está a realizar um filme cuja acção decorre em 1956, ao mesmo tempo está a escrever um argumento baseado no conto The Swimmer de John Cheever e imagina outro filme com muitas canções italianas.”, lê-se na sinopse.
Com Margherita Buy, Silvio Orlando, Barbora Bobuľová, Mathieu Amalric, Jerzy Stuhr, Anger Zsolt, entre outros, a integrarem o elenco, “O Sol do Futuro” estreia a 28 de setembro, com distribuição da Midas Filmes.
https://vimeo.com/856808195