Com o novo ano a dar os primeiros passos fazemos uma previsão do ano cinematográfico de 2018. São vários os filmes que se aguardam ansiosamente as suas estreias, desde blockbusters a filmes de cineastas consagrados e a estreantes ou pouco conhecidos ainda. Janeiro e Fevereiro são por norma a altura do ano com os filmes mais importantes nos cinemas, devido à temporada de prémios que se vive até à cerimónia dos Óscares (4 de março).
Seleccionamos 22 filmes que consideramos virem a ser os mais falados e descortinados este ano, seja pelo elenco, pelo realizador, pelo êxito de bilheteira que podem vir a ter, ou pelos prémios que podem vir a receber. Entre os mais aguardados encontramos por exemplo: o filme ‘maldito” de Terry Guilliam, “O Homem que Matou Dom Quixote”; a nova animação de Wes Anderson, “Ilha dos Cães”; “Um Desastre de Artista” de James Franco e o mais recente documentário de Agnès Varda, “Visages, Villages”. Os filmes mais esperados para a cerimónia dos Óscares 2018 são: “Três Cartazes à Beira da Estrada” de Martin McDonagh, “A Hora Mais Negra” de Joe Wright, “Chama-me Pelo Teu Nome” de Luca Guadagnino, “The Post” de Steven Spielberg, “Todo o Dinheiro do Mundo” de Ridley Scott, “The Florida Project” de Sean Baker e “Lady Bird” de Greta Gerwig. Quanto ao cinema português estão para já confirmadas as estreias de “O Sentido da Vida” de Miguel Gonçalves Mendes, “Ramiro” de Manuel Mozos e “Pedro e Inês” de António Ferreira.
Muitos mais filmes irão estrear este ano, provenientes de festivais de cinema como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance ou San Sebástian. Espera-se que 2018 seja um ano tão rico como foi 2017.
4 de Janeiro
Um Desastre de Artista, de James Franco
O Amante de um Dia, de Philippe Garrel
11 de Janeiro
A Hora Mais Negra, de Joe Wright
Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh
18 de Janeiro
Chama-me Pelo Teu Nome, de Luca Guadagnino
25 de Janeiro
Gatos, de Ceyda Torun
The Post, de Steven Spielberg
1 de Fevereiro
Visages, Villages, de Agnès Varda
Linha Fantasma, de Paul Thomas Anderson
Loveless, de Andrey Zvyagintsev
8 de Fevereiro
Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott
15 de Fevereiro
LBJ, de Rob Reiner
The Florida Project, de Sean Baker
1 de Março
Ramiro, de Manuel Mozos
Robert Frank – Don’t Blink, de Laura Israel
15 de Março
Le Redoutable, de Michel Hazanavicius
Lady Bird, de Greta Gerwig
22 de Março
Cinema Novo, de Eryk Rocha
19 de Abril
Pedro e Inês, de António Ferreira
25 de Abril
Ilha dos Cães, de Wes Anderson
31 de Maio
O Homem que Matou Dom Quixote, de Terry Gilliam
14 de Junho
O Sentido da Vida, de Miguel Gonçalves Mendes