25 de Abril

“Os Limites da Europa”: Coliseu do Porto apresenta Ciclo de Cinema sobre Migrações

Coliseu Porto Ageas e o Festival Porto/Post/Doc apresentam, entre 13 e 17 de maio, um ciclo de cinema dedicado ao tema das Migrações e à integração nos países de chegada.
“O Pub The Old Oak” (2023), de Ken Loach “O Pub The Old Oak” (2023), de Ken Loach
“O Pub The Old Oak” (2023), de Ken Loach

O ciclo de cinema “Os Limites da Europa”, que se insere no projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês aborda uma temática diferente, quer levar o público a pensar as Migrações e a integração nos países de chegada, com uma seleção de cinco filmes à volta do cinema do real, “capazes de potenciar um diálogo com o público, todos reconhecidos pela crítica internacional, e apresentados em cada noite por uma personalidade.”

O Coliseu do Porto, em parceria com o Festival Porto/Post/Doc, apresentam no dia 13 de maio o documentário “As Melusinas à Margem do Rio”, da luso-luxemburguesa Melanie Pereira, um filme passado na cidade do Luxemburgo, “onde cresceu, a realizadora conversa com quatro mulheres sobre as suas identidades incertas: o que é ser imigrante sem o ser e ser luxemburguesa sem o ser.” O filme é um dos candidatos ao prémio europeu Doc Alliance deste ano, tendo conquistado o prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa, o prémio Escola e o prémio Fernando Lopes para Melhor Primeiro Filme Português, na última edição do DocLisboa.

Segue-se, a 14 de maio, o mais recente filme do realizador britânico Ken Loach, “O Pub The Old Oak”, uma ficção sobre a chegada de refugiados sírios a uma comunidade no norte da Inglaterra. Nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme será apresentado por José António Pinto, assistente social em Campanhã conhecido por “Chalana”.

No dia 15 de maio será exibido o documentário de animação “Flee – A Fuga”, de Jonas Poher Rasmussen, que segue a história de Amin, um refugiado afegão, contada através de uma inovadora técnica de animação. Nomeado a três Óscares – Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Estrangeiro – em 2022, esta animação multipremiada vai ser apresentada por Dario Oliveira, diretor do Porto/Post/Doc.

A 16 de maio exibe-se “O Outro Lado da Esperança”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki. Uma comédia dramática que narra a história de Khaled, refugiado sírio que chega a Helsínquia à procura de asilo. O filme será apresentado por Maria João Castro, professora universitária e ex-deputada.

A deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e o ativista Miguel Duarte, da associação Humans Before Borders, encerram o ciclo com um debate em torno das Migrações, às 18h30 de 17 de maio, com moderação de Ricardo Alexandre, editor na TSF. Segue-se, às 21h30, o documentário “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosi, com um olhar cru sobre a crise humanitária dos refugiados no Mar Mediterrâneo.

Programa:
13 de maio – As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira | Convidada: Melanie Pereira
14 de maio – O Pub The Old Oak, de Ken Loach | Convidado: José António Pinto “Chalana”
15 de maio – Flee – A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen | Convidado: Dario Oliveira
16 de maio – O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismäki | Convidada: Maria João Castro
17 de maio – 18h30, Conversa com Marisa Matias e Miguel Duarte, moderada por Ricardo Alexandre & 21h30, Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi

Skip to content