O ciclo de cinema “Os Limites da Europa”, que se insere no projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês aborda uma temática diferente, quer levar o público a pensar as Migrações e a integração nos países de chegada, com uma seleção de cinco filmes à volta do cinema do real, “capazes de potenciar um diálogo com o público, todos reconhecidos pela crítica internacional, e apresentados em cada noite por uma personalidade.”
O Coliseu do Porto, em parceria com o Festival Porto/Post/Doc, apresentam no dia 13 de maio o documentário “As Melusinas à Margem do Rio”, da luso-luxemburguesa Melanie Pereira, um filme passado na cidade do Luxemburgo, “onde cresceu, a realizadora conversa com quatro mulheres sobre as suas identidades incertas: o que é ser imigrante sem o ser e ser luxemburguesa sem o ser.” O filme é um dos candidatos ao prémio europeu Doc Alliance deste ano, tendo conquistado o prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa, o prémio Escola e o prémio Fernando Lopes para Melhor Primeiro Filme Português, na última edição do DocLisboa.
Segue-se, a 14 de maio, o mais recente filme do realizador britânico Ken Loach, “O Pub The Old Oak”, uma ficção sobre a chegada de refugiados sírios a uma comunidade no norte da Inglaterra. Nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme será apresentado por José António Pinto, assistente social em Campanhã conhecido por “Chalana”.
No dia 15 de maio será exibido o documentário de animação “Flee – A Fuga”, de Jonas Poher Rasmussen, que segue a história de Amin, um refugiado afegão, contada através de uma inovadora técnica de animação. Nomeado a três Óscares – Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Estrangeiro – em 2022, esta animação multipremiada vai ser apresentada por Dario Oliveira, diretor do Porto/Post/Doc.
A 16 de maio exibe-se “O Outro Lado da Esperança”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki. Uma comédia dramática que narra a história de Khaled, refugiado sírio que chega a Helsínquia à procura de asilo. O filme será apresentado por Maria João Castro, professora universitária e ex-deputada.
A deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e o ativista Miguel Duarte, da associação Humans Before Borders, encerram o ciclo com um debate em torno das Migrações, às 18h30 de 17 de maio, com moderação de Ricardo Alexandre, editor na TSF. Segue-se, às 21h30, o documentário “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosi, com um olhar cru sobre a crise humanitária dos refugiados no Mar Mediterrâneo.
Programa:
13 de maio – As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira | Convidada: Melanie Pereira
14 de maio – O Pub The Old Oak, de Ken Loach | Convidado: José António Pinto “Chalana”
15 de maio – Flee – A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen | Convidado: Dario Oliveira
16 de maio – O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismäki | Convidada: Maria João Castro
17 de maio – 18h30, Conversa com Marisa Matias e Miguel Duarte, moderada por Ricardo Alexandre & 21h30, Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi