A Midas Filmes e o jornal Público vão lançar uma colecção de 4 DVD’s com os melhores “Filmes do Mundo” do Festival de Cannes 2015“O Filho de Saul”, “A Assassina”, “Cemitério do Esplendor” e “Dheepan- Refúgio” serão editados com o jornal e nas lojas de 6 a 27 de julho. Os filmes mais apreciados pelo público e a crítica e premiados no Festival de Cannes 2015, inéditos em DVD. Cada filme custará 10 euros e o custo total da colecção será de 40 euros.

Na quarta-feira, 6 de julho, O Filho de Saul”, de László Nemes, é um dos mais impressionantes filmes sobre o holocausto. Saul é um Sonderkommando em Auschwitz-Birkenau, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis, que descobre o corpo de um rapaz que reconhece como sendo seu filho e que tudo fará para lhe dar um funeral digno. O filme foi premiado com o Grande Prémio e o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes e ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Na quarta-feira, 13 de julho, é a vez de A Assassina”, de Hou Hsiao-Hsien, que recebeu em Cannes o Prémio de Melhor Realizador. “A Assassina” é um filme de uma beleza de cortar a respiração. A história de uma jovem mulher que é transformada numa implacável assassina e um dia é enviada pela preceptora para a sua terra natal com ordem para matar o homem a quem tinha sido prometida.

Na quarta-feira, 20 de julho, é editado Cemitério do Esplendor”, de Apichatpong Weerasethakul. “Cemitério do Esplendor” é um dos mais belos e mágicos filmes do realizador tailandês. Um filme sobre lendas, história, memórias e sonhos. Jen é uma voluntária que cuida de um soldado com uma misteriosa doença de sono, num hospital situado numa região mítica.

E finalmente na quarta-feira, dia 27 de julho, é editado Dheepan – Refúgio”, de Jacques Audiard, Palma de Ouro no Festival de Cannes. “Dheepan – Refúgio” é a história de um antigo soldado, uma jovem mulher e uma menina que para fugir à guerra no Sri Lanka se fazem passar por uma família. Um filme comovente sobre a forma como vão tentar construir uma vida juntos na periferia de Paris.

Fonte: Midas Filmes