© RisiFilm

“Os Segredos dos Impressionistas”, do ciclo A Grande Arte no Cinema, tem estreia

A partir desta segunda-feira, dia 24, pode assistir a mais uma exibição constante do ciclo A Grande Arte no Cinema, desta vez dedicada a “Os Segredos dos Impressionistas“.

Como é que os impressionistas viam o mundo? Que relação tinham eles com a técnica, a cor, a luz e o universo de formas que criavam a realidade diante dos seus olhos? Que recepção tiveram os seus trabalhos? Como é que a sua arte, em apenas alguns anos, passou de ser rejeitada pela crítica e pelo público a ser abraçada como uma das mais apreciadas do mundo?

Para descobrir, no cinema, através do documentário “O Segredo dos Impressionistas” que integra a 3ª temporada do “Ciclo A Grande Arte no Cinema. O filme explora a revolução artística que foi o movimento impressionista, e fá-lo através de cinquenta tesouros escondidos exibidos pela primeira vez em Roma no Palazzo Bonaparte por ocasião da exposição criada e produzida pela Arthemisia. O Segredo dos Impressionistas é uma viagem imersiva ao mundo íntimo dos Impressionistas e das suas pinturas oferecendo uma visita “privilegiada” que estimulará a curiosidade dos espectadores e lhes dará uma perspectiva sobre as obras que é complementar à experiência ao vivo, permitindo ao público cinematográfico mergulhar no trabalho dos pintores e captar novos detalhes e nuances.

© RisiFilm

Os dois curadores da exposição, Claire Durand-Ruel (historiadora de arte, Camille Pissarro especialista e bisneta do famoso marchand Paul Durand-Ruel) e Marianne Mathieu (especialista em Berthe Morisot, bem como directora e chefe de colecções do Musée Marmottan Monet, Paris) – acompanharão os espectadores num itinerário bastante bem planeado, onde uma vasta selecção de imagens encontrará uma interacção alimentada com análises críticas dadas por especialistas, historiadores, artistas e outras figuras ligadas ao mundo da pintura moderna e da cultura visual.

As pinturas que compõem a exposição, obras de Manet, Caillebotte, Monet, Berthe Morisot, Cézanne, Sisley, Signac, serão tanto o ponto de partida como o ponto de chegada, numa análise aprofundada dos caminhos percorridos pelos artistas individualmente e dos traços distintivos que definem o movimento. O filme incluirá também a história da exposição e da inauguração, bem como um foco especial no Palazzo Bonaparte, um lugar fascinante que abre as suas portas ao público pela primeira vez para esta ocasião especial, e que se debruça em profundidade sobre o papel de curador e coleccionador, a fim de destacar os muitos aspectos do trabalho que levaram à produção do ambicioso projecto intitulado “O Segredo dos Impressionistas”.

Através de um estudo aprofundado que é também uma confissão íntima, as personalidades mais reservadas e menos conhecidas dos Impressionistas serão evocadas, graças também às contribuições de especialistas como os historiadores de arte Alain Tapié e Sergio Gaddi, a escritora e ensaísta Melania Mazzucco, o fotógrafo e director Fabio Lovino, o artista Giuliano Giuman e o coleccionador Scott Black.

 

Nos Cinemas 

Sessões: UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa) | UCI Cinemas Arrabida 20 (Porto)

24 Janeiro: 21h30

25 Janeiro: 19h00

26 Janeiro: 14h00

 

Sessões O Cinema da Villa – Cascais

27Janeiro: 16h30

28 Janeiro: 16h30

29 Janeiro: 16h30

 

Assista ao trailer do documentário e não perca a estreia em cinema com distribuição da RisiFilm.

Skip to content