Óscares 2013: Jeffrey Katzenberg, Hal Needham, D.A. Pennebaker e George Stevens Jr. vão receber Óscar Honorário

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou recentemente os quatro artistas, Jeffrey Katzenberg, Hal Needham, D.A. Pennebaker e George Stevens Jr. que irão receber um Óscar Honorário.

 

O produtor Jeffrey Katzenberg, CEO da Dreamworks, vai ser homenageado por ter contribuído na angariação de fundos para causas relacionadas com educação, arte e saúde. Um nome bastante importante em Hollywood, que aparece em alguns créditos como produtor de “O Príncipe do Egipto” (1998), “A Fuga Das Galinhas” (2000), “Shrek” e “Shrek 2”.

 

Hal Needham, um dos duplos mais bem pagos de Hollywood, será homenageado pela sua longa carreira como duplo. Participou em mais de 300 filmes, sendo por “O Pequeno Grande Homem” (1970), “Os Incorruptíveis Contra a Droga 2” (1975), “O Vendedor de Sonhos” (1976) e “O Homem Que Matou Liberty Valance” (1966), que ficou mais conhecido.

 

D.A. Pennebaker, realizador documentarista, foi um dos pioneiros nos anos 60 por ter desenvolvido o “Direct Cinema”. Entre mais de 2o documentários que realizou, destaca-se “Dont Look Back” (1967), uma visão dos bastidores de uma tournée do britânico Bob Dylan.

 

George Stevens Jr. é homenageado por ter dedicado a sua vida a celebrar e a preservar o património cinematográfico, em especial no American Film Institute.

 

Os quatro Óscares Honorários serão entregues, em Los Angeles, na 4ª cerimónia dos Governors Awards, a 1 de dezembro e a 85ª edição da cerimónia de entrega dos Óscares realiza-se a 24 de fevereiro de 2012.