“O que é, hoje, a família americana?”, é o que tentam responder 12 filmes da 3.ª edição do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano, que regressa ao Cinema São Jorge e à Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, a decorrer de 30 de abril a 5 de maio.
A iniciativa da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento apresenta uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes, inéditos em Portugal, e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.
O programa do Outsiders 2024 faz um retrato da América contemporânea, do seu fascínio e das suas contradições, através de um olhar sobre a família nas suas múltiplas declinações. Para Carlos Nogueira, programador do ciclo, “estes filmes mantêm-se fiéis ao espírito que procurámos imprimir aos nossos Outsiders desde o início: respeito pela diversidade, procura da representatividade e atenção ao aspeto lúdico”.
Entre os destaques desta edição confirma-se a presença do realizador Patrick Wang, que estará em Lisboa para apresentar dois dos seus filmes, “The Grief of Others” (2015) e “A Bread Factory” (2018), e dar uma masterclasse no dia 3 de maio, no Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artesda Universidade de Lisboa. O cinema de Wang é conhecido “pelas narrativas profundas das suas obras, que exploram temas complexos e emotivos e que abordam questões sociais e familiares”.
O filme de abertura deste ciclo de cinema acontece no dia 30 de abril com “The Unknown Country”, da realizadora Morrisa Maltz, protagonizado por Lily Gladstone, a primeira atriz nativa norte-americana nomeada para o Óscar de Melhor Atriz (pelo seu desempenho em “Killers of the Flower Moon”). “O filme, que teve sua estreia mundial no Festival South by Southwest, acompanha uma jovem mulher em luto por um familiar próximo, que embarca numa viagem após receber um convite inesperado.”
Destaque ainda para filmes como “Land Ho!”, uma comédia dramática realizada por Martha Stephens e Aaron Katz, sobre dois ex-cunhados reformados, que decidem fazer uma viagem à Islândia para reacender a sua amizade e aproveitar a vida, uma reflexão sobre o envelhecimento, a amizade e a busca da felicidade; “South Mountain”, de Hilary Brougher, cujo enredo aborda as complexidades das relações familiares, os desafios da maternidade e as mudanças nas dinâmicas conjugais; “Pier Kids”, um documentário de Elegance Bratton, que questiona o significado de comunidade entre jovens LGBTQIA+ negros em situação de risco; “The Cathedral”, de Ricky D’Ambrose, que acompanha os altos e baixos da história de uma família através do olhar do narrador, explorando temas como memória, identidade e nostalgia; “Driveways”, de Andrew Ahn, que aborda temas de solidão, amizade intergeracional e aceitação.
Outsiders 2024
local: Cinema São Jorge
30 abril, terça-feira
21h15: THE UNKNOWN COUNTRY, Morrisa Maltz, 2022, 85′ – sessão de abertura
1 maio, quarta-feira
17h00: LAND HO!, Aaron Katz/Martha Stephens, 2014, 95′
19h00: SOUTH MOUNTAIN, Hilary Brougher, 2019, 82′
21h15: PIER KIDS, Elegance Bratton, 2019, 96′
2 maio, quinta-feira
19h00: THE CATHEDRAL, Ricky D’Ambrose, 2021, 87′
21h30: THE GRIEF OF OTHERS, Patrick Wang, 2015, 103′
3 maio, sexta-feira
19h00: DRIVEWAYS, Andrew Ahn, 2019, 83′
21h15: BIRTH/REBIRTH, Laura Moss, 2023, 98′
4 maio, sábado
15h00: A BREAD FACTORY, Patrick Wang, 2018, Part I 122’/ Part II 120′
21h15: THE SURROGATE, Jeremy Hersh, 2020, 93′
5 maio, domingo
17h00: BLOODY NOSE, EMPTY POCKETS, Bill Ross IV/Turner Ross, 2020, 98′
19h00: A THOUSAND AND ONE, A.V. Rockwell, 2023, 117′ – sessão de encerramento
3 maio, sexta-feira
Masterclass Patrick Wang
local: Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa
17h: SEEING ACTORS