A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou esta quinta-feira que a 13.ª edição dos Prémios Sophia realiza-se a 26 de maio, no Casino Estoril, sob o mote “Cinema é Liberdade”, no ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução do 25 de Abril.
“Sob o tema ‘Cinema é Liberdade’, esta edição procura destacar o que de melhor se produz no cinema nacional. A fase inicial de votação, que determinará os nomeados nas diversas categorias, terá início a 4 de março, com o anúncio oficial de nomeados programado para 12 de abril.”, informa a Academia em comunicado.
Criados desde 2012, os Prémios Sophia têm como objetivo “reconhecer o melhor da produção cinematográfica nacional”, tendo premiado já filmes como “O Último Banho” (2020), de David Bonneville, “Listen” (2020), de Ana Rocha, “A Herdade” (2019), de Tiago Guedes, e “Raiva” (2018), de Sérgio Tréfaut. No ano passado, o grande vencedor foi “Alma Viva”, a primeira longa-metragem da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, ao arrecadar seis Sophias.
A identidade gráfica do cartaz oficial desta edição esteve a cargo da agência FCB Lisboa. A cerimónia de 26 de maio terá, mais uma vez, transmissão televisiva pela RTP2.
10.ª edição dos Prémios Sophia Estudante terá lugar de 22 a 25 de fevereiro
Será em Albufeira que se realiza o maior evento de estudantes de cinema, que reúne 41 curtas-metragens nomeadas. Este ano, o evento de quatro dias dos Prémios Sophia Estudante será dedicado ao tema “Séries” e conta com 41 curtas-metragens nomeadas nas diversas categorias: ficção, documentário, animação, experimental, cartaz e mestrado e doutoramento.