“Alma Viva”, a primeira longa-metragem da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, era a favorita, com 13 nomeações, e confirmou-se como o grande vencedor, ao arrecadar seis prémios Sophia, na 12.ª edição dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema (APC).
O filme de Cristèle Alves Meira venceu o Sophia de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Atriz (Lua Michel tornou-se na atriz mais nova a vencer nesta categoria), Melhor Atriz Secundária (Ana Padrão), Melhor Direcção de Fotografia e Melhor Efeitos Especiais/Caracterização.Apresentado pela primeira vez na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2022, “Alma Viva” estreou nos cinemas nacionais em novembro de 2022, e foi o candidato português aos Óscares 2023.
“Restos do Vento” e “Um Filme Em Forma De Assim” arrecadaram três Sophias cada, seguindo-se “A Viagem de Pedro”, com dois prémios e “Lobo e Cão”, com apenas um.
“Nunca Nada Aconteceu”, que contava com 11 nomeações, saiu de mãos vazias, assim como “Salgueiro Maia – O Implicado”, “Revolta”, “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005” e “O Pai Tirano”, não venceram em nenhuma categoria.
Nas categorias de interpretação encontramos uma jovem estreia (Lua Michel recebeu o prémio de Melhor Atriz) e três veteranos premiados: Albano Jerónimo conquistou o seu primeiro Sophia de Melhor Ator, pelo desempenho em “Restos do Vento”, totalizando assim seis nomeações e um Sophia de Melhor Ator Secundário em 2013; Depois de um Sophia de Melhor Atriz em 2017, Ana Padrão venceu o Sophia de Melhor Atriz Secundária por “Alma Viva”; Já o de Melhor Ator Secundário foi para Nuno Lopes, em “Restos do Vento”, conquistando assim o seu segundo Sophia, depois de em 2018, por “São Jorge”, ter ganho o Sophia de Melhor Ator Principal.
Cláudia Varejão e Cristèle Alves Meira tinham maior probabilidade em vencer na categoria de melhor realização, mas o Sophia foi para Tiago Guedes, por “Restos do Vento”. Esta é a segunda vez que Tiago Guedes vence o Sophia de Melhor Realização, depois de “A Herdade” (2020).
A cerimónia contou ainda com a presença do argumentista e realizador Carlos Saboga, que recebeu o Prémio Sophia Carreira, em homenagem pela sua longa carreira no cinema. Quem também recebeu o Sophia Carreira foi Paulo Trancoso, produtor e fundador e presidente da APC, que foi surpreendido. “Pregaram-me uma grande partida”, disse Trancoso emocionado com a homenagem.
Sem nenhuma surpresa foi a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, a primeira a ser atribuída na 12.ª cerimónia, que premiou “Ice Merchants”, de João Gonzalez, o primeiro filme português nomeado aos Óscares.
A 12.ª edição dos Prémios Sophia realizou-se este domingo no Casino Estoril, com transmissão televisiva na RTP2.
Vencedores
Melhor Filme
Alma Viva
Melhor Realização
Tiago Guedes, por Restos Do Vento
Melhor Argumento Original
Cristèle Alves Meira e Laurent Lunetta, Alma Viva
Melhor Argumento Adaptado
João Botelho e Maria António Oliveira, por Um Filme Em Forma De Assim
Melhor Ator
Albano Jerónimo, em Restos Do Vento
Melhor Atriz
Lua Michel, em Alma Viva
Melhor Ator Secundário
Nuno Lopes, em Restos Do Vento
Melhor Atriz Secundária
Ana Padrão, em Alma Viva
Melhor Documentário
Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca
Melhor Direcção de Fotografia
Rui Poças, por Alma Viva
Melhor Montagem
Lobo e Cão
Melhor Som
Um Filme Em Forma De Assim
Melhor Banda Sonora Original
Mário Laginha, por Campo De Sangue
Amar em Segredo – Letra e autoria: Armando Teixeira Interpretação: Carmen Santos; “A Fada Do Lar”
Melhor Direcção Artística
Um Filme Em Forma De Assim
Melhor Efeitos Especiais/Caracterização
Alma Viva
Melhor Guarda-Roupa
A Viagem de Pedro
A Viagem de Pedro
Melhor Curta-Metragem de Ficção
By Flávio, de Pedro Cabeleira
Melhor Curta-Metragem de Documentário
João Ayres, Pintor Independente, de Diogo Varela Silva
Melhor Curta-Metragem de Animação
Ice Merchants, de João Gonzalez
Prémio Sophia Estudante
Vanette, de Maria Beatriz Castelo – ULHT
Melhor Série/Telefilme
Causa Própria