“Mal Viver”, de João Canijo, e “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins, são os grandes vencedores da 13.ª edição dos Prémios Sophia, que se realizou este domingo no Casino Estoril, com transmissão na RTP2, ao conquistarem ambos quatro Sophias. Entre os mais nomeados seguem-se “Amadeo”, de Vicente Alves do Ó, com três Sophias e “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, com dois prémios.
No entanto, o Sophia de Melhor Filme foi para o filme de Canijo, que venceu ainda nas categorias de Melhor Realização (primeiro Sophia de Realização para Canijo), Melhor Atriz Secundária (Madalena Almeida, que venceu também o seu primeiro Sophia) e Melhor Montagem.
Sob o tema “Cinema é Liberdade” os Prémios Sophia 2024 celebraram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril que trouxeram liberdade ao cinema português, sem censura, sem amarras.
Paulo Trancoso, presidente da APC, no seu discurso, lembrou que o cinema português era censurado e “mutilado” durante o Estado Novo, gritando euforicamente “censura nunca mais!”. A censura e o famoso “lápis azul” foram tema recorrente ao longo de toda a cerimónia, tendo sido exibidos trechos de filmes portugueses censurados durante a ditadura fascista.
O momento musical de Capicua, que cantou “Que Força É Essa Amiga”, despertou no público a palavra de ordem “25 de abril sempre, fascismo nunca mais!”, que repetiu várias vezes entusiasticamente.
Beatriz Batarda venceu, finalmente, o seu primeiro Sophia de Melhor Atriz, pelo filme “Great Yarmouth – Provisional Figures”, depois de quatro nomeações e um Sophia de
Romeu Runa conquistou o seu primeiro Sophia na categoria de Melhor Ator Secundário pelo mesmo filme. Com 13 nomeações, o filme de Marco Martins conquistou ainda os Sophias de Melhor Direcção de Fotografia e de Melhor Som.Miguel Borges conquistou o seu terceiro Sophia de Melhor Ator, desta vez pelo seu desempenho de Fernando Pessoa em “Não Sou Nada – The Nothingness Club”.
O filme de animação “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato, venceu em ambas as categorias para que estava nomeado: Canção Original e Banda Sonora Original.
O Sophia de Melhor Documentário foi para “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias e o de Melhor Série/Telefilme foi entregue a “Rabo de Peixe”.
O cantor e compositor português Luís Cília foi homenageado com o Sophia Carreira pelo seu longo trabalho de composição de banda sonora em filmes e séries como “A Força do Atrito” (1993), “Até Amanhã, Camaradas” (2005), “Os Gatos não Têm Vertigens” (2014) ou “O Nosso Cônsul em Havana” (2019).
Também o cineasta português Rui Simões, aos 80 anos de idade, foi homenageado com o Sophia Carreira. Com mais de 30 filmes realizados e 50 anos de carreira dedicada ao cinema documental, Rui Simões é conhecido pelas obras políticas e sociais como “Deus, Pátria, Autoridade” (1976), “Bom povo português” (1980), “Ilha da Cova da Moura” (2010), “Guerra ou Paz” (2014), “Alto Bairro” (2014), “A Casa” (2016) ou “No País de Alice” (2021).
José Manuel Costa, de 70 anos e ex Diretor da Cinemateca Portuguesa de Cinema, foi surpreendido após ter entregue o prémio a Rui Simões, tendo sido também ele homenageado com o Sophia Mérito e Excelência, um prémio que foi apenas atribuído duas vezes (Rui de Carvalho e a Manoel de Oliveira).
(Artigo em atualização)
Prémios Sophia 2024: Vencedores
Melhor Filme
Mal Viver
Melhor Realização
João Canijo, por Mal Viver
Melhor Argumento Original
Nação Valente, por Carlos Conceição
Melhor Argumento Adaptado
Nayola, por Virgílio Almeida Adaptado a partir de “A Caixa Preta”, da autoria de Mia Couto e José Eduardo Agualusa
Melhor Ator
Miguel Borges, em Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Atriz
Beatriz Batarda, em Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Ator Secundário
Romeu Runa, em Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Atriz Secundária
Madalena Almeida, em Mal Viver
Melhor Documentário
Viagem ao Sol, de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias
Melhor Direcção de Fotografia
Great Yarmouth – Provisional Figures, por João Ribeiro
Melhor Montagem
Mal Viver
Melhor Som
Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Canção Original
Caretos – Os Demónios do Meu Avô
Melhor Banda Sonora Original
Os Demónios do Meu Avô, por Manuel Ribeiro e Gaiteiros de Lisboa
Melhor Direcção de Arte
Amadeo
Melhor Caracterização/Efeitos Especiais
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Guarda-Roupa
Amadeo
Melhor Maquilhagem e Cabelos
Amadeo
Melhor Série/Telefilme
Rabo de Peixe
Melhor Curta-Metragem de Ficção
2720, de Basil da Cunha
Melhor Curta-Metragem de Documentário
Coney Island – As Primeiras Vezes, de Joana Botelho
Melhor Curta-Metragem de Animação
Sopa Fria, de Marta Monteiro
Prémio Sophia Estudante
Défilement, de Francisca Miranda – FBAUP
Melhor Filme Europeu
Fechar os Olhos, de Victor Erice (Espanha)