Prémios Sophia 2024: “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, lidera com 15 nomeações

“Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins, “Nação Valente”, de Carlos Conceição, e “Mal Viver”, de João Canijo, estão entre os mais nomeados aos prémios da Academia Portuguesa de Cinema.
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"Não Sou Nada - The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, produzido por Rodrigo Areias, de Bando à Parte.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou esta sexta-feira os nomeados da 13.ª edição dos Prémios Sophia. O filme de Edgar Pêra, “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, um thriller psicológico sobre a mente de Fernando Pessoa, lidera com 15 nomeações aos Sophias 2024, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original, Melhor Ator (Miguel Borges), Melhor Ator Secundário (Albano Jerónimo e Vítor Correia) e Melhor Atriz Secundária (Victoria Guerra).

Também nomeados a Melhor Filme e com mais nomeações seguem-se “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins, com 13 nomeações, “Nação Valente”, de Carlos Conceição, com 10 nomeações, e “Mal Viver”, de João Canijo, com 8 nomeações. Todos estes filmes encontram-se nomeados para a categoria de Melhor Realização.

“Os atores Filipa Areosa e Francisco Froes e o Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, anunciaram os nomeados para a edição de 2024 dos Prémios Sophia numa apresentação que decorreu na Sala de Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa.”, lê-se no comunicado da APC.

Nas categorias de interpretação, Anabela Moreira recebe a sua terceira nomeação na categoria de Melhor Atriz, desta vez pelo filme “Mal Viver” e a segunda nomeação de Atriz Secundária pelo filme “Nação Valente”.

Beatriz Batarda, vencedora do Sophia de Comboio Noturno Para Lisboa”, recebe a sua sexta nomeação, de Melhor Atriz pelo filme “Great Yarmouth – Provisional Figures”. Na mesma categoria encontram-se nomeadas Carla Maciel (“Légua”) e Joana Bernardo (“A Noiva”).

Na categoria de Melhor Atriz Secundária concorrem duas estreantes nos Sophias, Rita Cabaço, por “Great Yarmouth – Provisional Figures”, e Madalena Almeida, por “Mal Viver”. Por fim, Victoria Guerra, vencedora do Sophia de Melhor Atriz por “Amor Impossível”, em 2016, conquista a sua quarta nomeação, desta vez pelo filme “Não Sou Nada – The Nothingness Club”

Na categoria de Melhor Ator, encontram-se os estreantes João Arrais (“Nação Valente”) e Rafael Morais (“Amadeo”) e Rui Morrisson, por “Sombras Brancas”, a sua segunda nomeação. O quarto nomeado é o veterano Miguel Borges, vencedor de dois Sophias de Melhor Ator, pelos filmes “Terra Nova” (em 2022) e “Cinzento e Negro” (em 2017), recebe a sua quinta nomeação pelo filme “Não sou Nada – The Nothingness Club”.

Matamba Joaquim, por “Pátria”, Romeu Runa, por “Great Yarmouth – Provisional Figures” e Victor Correia, por “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, encontram-se nomeados ao Sophia de Melhor Ator Secundário. Depois de vencer dois Sophias, Albano Jerónimo recebe a sua sétima nomeação, pelo filme “Não Sou Nada – The Nothingness Club”.

“O Que Podem as Palavras”, “Águas do Pastaza”, “Super Natural” e “Viagem ao Sol” encontram-se nomeados na categoria de Melhor Documentário. Há ainda duas longas-metragens de animação nomeadas este ano: “Os Demónios do Meu Avô”, nomeado a Melhor Canção e a Melhor Banda Sonora Original; e “Nayola”, nomeado a Melhor Argumento Adaptado.

Durante a apresentação dos nomeados da 13.ª edição dos Sophias, a APC revelou os vencedores em quatro categorias: “O Som e a Música no Cinema Português – Processos Criativos seguido de Entrevistas”, de Helder Filipe Gonçalves, venceu o prémio de Arte & Técnica; o Melhor Cartaz foi do filme “A Noiva”, da autoria de Cristina Reis; o Melhor Trailer foi de “O Último Animal”, da autoria de Karen Levy; e “Fechar os Olhos”, de Victor Erice, com distribuição da Nitrato Filmes, venceu o prémio de Melhor Filme Europeu.

O Prémio Sophia Carreira será atribuído ao compositor Luís Cília e o realizador Rui Simões, que serão homenageadas pela Academia. Os Prémios Sophia 2024, sob o tema “Cinema é Liberdade”, realizam-se a 26 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2.

Prémios Sophia 2024: Nomeados

Melhor Filme
Great Yarmouth – Provisional Figures
Mal Viver
Nação Valente
Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Realização
Carlos Conceição, por Nação Valente
Edgar Pêra, por Não Sou Nada – The Nothingness Club
João Canijo, por Mal Viver
Marco Martins, por Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Argumento Original
Nação Valente
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Légua
Mal Viver

Melhor Argumento Adaptado
A Sibila
Nayola
A Arte de Morrer Longe

Melhor Ator
João Arrais, em Nação Valente
Miguel Borges, em Não Sou Nada – The Nothingness Club
Rafael Morais, em Amadeo
Rui Morrisson, em Sombras Brancas

Melhor Atriz
Anabela Moreira, em Mal Viver
Beatriz Batarda, em Great Yarmouth – Provisional Figures
Carla Maciel, em Légua
Joana Bernardo, em A Noiva

Melhor Ator Secundário
Albano Jerónimo, em Não Sou Nada – The Nothingness Club
Matamba Joaquim, em Pátria
Romeu Runa, em Great Yarmouth – Provisional Figures
Victor Correia, em Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Atriz Secundária
Anabela Moreira, em Nação Valente
Madalena Almeida, em Mal Viver
Rita Cabaço, em Great Yarmouth – Provisional Figures
Victoria Guerra, em Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Documentário
Águas do Pastaza, de Inês T. Alves
O Que Podem as Palavras, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho
Super Natural, de Jorge Jácome
Viagem ao Sol, de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias

Melhor Direcção de Fotografia
Great Yarmouth – Provisional Figures, por João Ribeiro
Mal Viver, por Leonor Teles
Amadeo, por Rui Poças
Nação Valente, por Vasco Viana

Melhor Montagem
Nação Valente
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Mal Viver
Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Som
Great Yarmouth – Provisional Figures
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Amadeo
Nação Valente

Melhor Canção Original
“What is Fame After Death” – Não Sou Nada – The Nothingness Club
Lápis Azul –  Sombras Brancas
Caretos – Os Demónios do Meu Avô
Casinha – A Minha Casinha

Melhor Banda Sonora Original
Great Yarmouth – Provisional Figures, por Jim Williams
Não Sou Nada – The Nothingness Club, por Jorge Prendas
Os Demónios do Meu Avô, por Manuel Ribeiro e Gaiteiros de Lisboa
Vadio, por Wojtek Urbañski

Melhor Direcção de Arte
Amadeo
Mal Viver
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Caracterização/Efeitos Especiais
Great Yarmouth – Provisional Figures
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Amadeo
Nação Valente

Melhor Guarda-Roupa
Great Yarmouth – Provisional Figures
Amadeo
Nação Valente
Não Sou Nada – The Nothingness Club

Melhor Maquilhagem e Cabelos
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Amadeo
A Síbila
Great Yarmouth – Provisional Figures

Melhor Série/Telefilme
Cavalos de Corrida
Emília
Rabo de Peixe
Salgueiro Maia – O Implicado

Melhor Curta-Metragem de Ficção
2720, de Basil da Cunha
As Gaivotas Cortam o Céu, de Mariana Bártolo e Guillermo García López
Corpos Cintilantes, de Inês Teixeira
Monte Clérigo, de Luís Campos

Melhor Curta-Metragem de Documentário
A Arte da Memória, de Rodrigo Areias
As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais, de Joel Cartaxo Anjos
Body Buildings, de Henrique Câmara Pina
Coney Island – As Primeiras Vezes, de Joana Botelho

Melhor Curta-Metragem de Animação
Algo que Eu Disse, de Sara Barbas
Ana Morphose, de João Rodrigues
Foxtale, de Alexandra Allen
Sopa Fria, de Marta Monteiro

Prémio Sophia Estudante
Défilement, de Francisca Miranda – FBAUP
Kintsugi, de Martim da Cunha, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
Praia da Aguda, de Salvador Gil – ESAP
Seres Vivos, de Margarida Fonseca – Ar.Co

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