LUX Prémio do Público de 2024: “A Sala de Professores” é o vencedor

O Prémio foi atribuído esta terça-feira ao realizador alemão Ilker Çatak, numa cerimónia realizada no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
"A Sala de Professores" (2023), de Ilker Çatak "A Sala de Professores" (2023), de Ilker Çatak
"A Sala de Professores" (2023), de Ilker Çatak

“A Sala de Professores”, de Ilker Çatak, é o grande vencedor do LUX Prémio Europeu do Público de 2024, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. O prémio distingue o cinema europeu e visa sensibilizar para as questões sociais, políticas e culturais na Europa.

O filme vencedor foi selecionado através da combinação da votação do público e dos deputados ao Parlamento Europeu, com uma ponderação de 50% para cada um.

O filme do alemão de Ilker Çatak estava nomeado ao LUX Prémio do Público juntamente com quatro filmes europeus: “20 000 Espécies de Abelhas”, de Estibaliz Urresola Solaguren (Espanha), “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki (Finlândia, Alemanha), “On the Adamant”, de Nicolas Philibert (França, Japão) e “A Irmandade da Sauna”, de Anna Hints (Estônia, França, Islândia).

Produzido na Alemanha, “A Sala de Professores” conta a história de Carla, uma jovem professora do ensino secundário, que se distingue dos seus colegas pelo seu idealismo. Quando uma série de roubos por resolver azeda o ambiente entre o pessoal docente, Carla decide investigar. Com a ajuda de uma câmara oculta, e para surpresa de todos, desmascara o ladrão, mas a sua revelação desencadeia forças que se descontrolam progressivamente e colocam Carla perante um dilema insolúvel.

A Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Evelyn Regner, afirmou que “a cultura e o cinema, em particular, desempenham um papel fundamental na solidificação do nosso sentimento de identidade europeia partilhada. Os valores que estão no cerne da nossa democracia europeia são os mesmos que são retratados nos filmes de hoje. Hoje, recordamos juntos o quão preciosa e frágil é a democracia, especialmente agora que faltam apenas algumas semanas para as eleições europeias”.

Mike Downey, Presidente Honorário do Comité de Seleção do LUX e Presidente da Academia de Cinema Europeu, comentou: “Todos os nomeados foram vencedores na nossa opinião e todos os filmes chamam a atenção para o facto de que o cinema não só estimula a imaginação, como também mostra o nosso mundo inteiro em múltiplas perspectivas e tem o poder de alargar a nossa visão e pensamento. Basta olhar para os cinco candidatos ao prémio deste ano – grandes obras de arte que são diversificadas, divertidas e socialmente empenhadas no mundo em que vivemos”.

O co-argumentista e realizador do filme vencedor İlker Çatak, o argumentista Johannes Duncker e o produtor Ingo Fliess afirmaram numa declaração: “Os nossos sinceros agradecimentos ao nosso público e aos estimados membros do Parlamento Europeu. Estamos profundamente honrados com a ampla receção do nosso filme pelos espectadores na Europa e não só. Este reconhecimento sublinha o papel vital dos professores como heróis desconhecidos da nossa sociedade. Com o maior respeito, dedicamos-lhes este prémio”.

A Sala de Professores” teve estreia mundial no Festival de Berlim 2023, onde recebeu o Label Europa Cinemas, e recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional, em representação da Alemanha.

Skip to content