A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou que a 14.ª edição dos Prémios Sophia realiza-se a 27 de abril, no Casino Estoril, sob o mote “Cinema é Paixão”.
“É com muito entusiasmo que anunciamos mais uma edição dos Prémios Sophia para destacar o que de melhor se faz no nosso país. Com a escolha do tema ‘Cinema é Paixão’, quisemos fazer referência à paixão pela sétima arte e relembrar a magia de ver um filme na grande tela. É essencial manter a tradição de ir à sala de cinema, como forma de apoiar o setor e todos os profissionais envolvidos, mas sobretudo, numa perspetiva de preservação do património cultural”, sublinha Paulo Trancoso, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema.
A primeira fase de votações, exclusiva a membros da Academia e que determinará os nomeados nas diversas categorias, abre já em fevereiro. Os nomeados às 23 categorias serão revelados no dia 14 de março, dia em que serão também entregues, antecipadamente, os Prémios Sophia de Arte & Técnica, Melhor Filme Europeu, Melhor Cartaz e Melhor Trailer. Será ainda anunciado o nome da personalidade distinguida em 2025 com o Prémio Sophia de Carreira.
Criados desde 2012, os Prémios Sophia têm como objetivo “reconhecer o melhor da produção cinematográfica nacional”, tendo premiado já filmes como “Alma Viva” (2022), de Cristèle Alves Meira, “O Último Banho” (2020), de David Bonneville, “Listen” (2020), de Ana Rocha, “A Herdade” (2019), de Tiago Guedes, ou “Raiva” (2018), de Sérgio Tréfaut. No ano passado, o grande vencedor foi “Mal Viver”, de João Canijo, tendo conquistado quatro Sophias.
A identidade gráfica da 14.ª edição dos Prémios Sophia foi desenvolvida pela FCB Lisboa.