sala-de-cinema-festa-do-cinema

Primeira Festa do Cinema chega a Portugal, em maio

Festa do Cinema 2015_1

Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa nas instalações do ICA, a primeira edição da Festa do Cinema que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de maio, uma iniciativa conjunta de exibidores e distribuidores que tem como objetivo estimular e promover a ida ao cinema na sociedade, através da venda de bilhetes a um preço bastante reduzido durante um curto período de tempo.

Depois de vários anos de sucesso em Espanha e em França, esta iniciativa chega a Portugal pela primeira vez a 499 salas, durante três dias, com sessões de cinema em todo o país a custar 2,50 euros, excepto sessões em 3D, salas IMAX e lugares VIP.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) com o apoio da FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, da GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores e do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).

Com esta iniciativa espera-se levar mais espectadores às salas, contrariando a tendência dos últimos anos, em que o número de espectadores de cinema em Portugal tem diminuído bastante desde 2011. O número de bilhetes vendidos passou de 16,6 milhões em 2010 para os apenas 12,1 milhões em 2014.