Mank-David-Fincher-Netflix-7

Primeiro trailer de “Mank”, de David Fincher

Foi divulgado o primeiro trailer de “Mank”, o primeiro filme de David Fincher em seis anos, a grande aposta da plataforma de streaming  Netflix para a temporada de prémios 2020/2021. Um filme que nos remete para a Hollywood dos anos 1930, filmado a preto e branco.

“Mank” conta a história do tumultuoso processo de criação do filme de Orson Welles, “O Mundo a Seus Pés” (1941), por parte do argumentista Herman J. Mankiewicz. O filme deverá chegar à Netflix a 4 de dezembro, após o lançamento em algumas salas de cinema nos EUA em novembro.

David Fincher filmou numa quinta em Victorville, Califórnia, onde Mankiewicz passou mais de dois meses a trabalhar no primeiro rascunho de um argumento amplamente considerado um dos maiores já escritos. Mankiewicz, famoso em Hollywood por beber muito, ficou limpo devido à rígida política de proibição de álcool da quinta. O que lhe permitiu ter mais tempo livre para se concentrar na escrita do argumento de Welles.

Mankiewicz entregou um argumento de 300 páginas a Welles, intitulado “American”, que foi então intensamente editado. Ele passou um tempo ajustar o guião com contribuições e revisões de Welles, reduzindo para 156 páginas.

O elenco de “Mank” é liderado por Gary Oldman e inclui ainda outros nomes de relevo como Lily CollinsCharles DanceAmanda SeyfriedTuppence MiddletonArliss Howard, Jamie McShaneJoseph Cross Tom Pelphrey, entre outros.

“O Mundo a Seus Pés” (1941) é apelidado de um dos melhores filmes de todos os tempos, reconhecido como uma obra única na história do cinema, recebeu nove nomeações para os Óscares, tendo vencido na categoria de Melhor Argumento (o Óscar foi partilhado por Mankiewicz e Welles).