Na semana do 74.º aniversário de António Variações, foi divulgado o primeiro trailer de “Variações”, um biopic sobre a vida da primeira grande estrela da música pop portuguesa e uma das figuras mais exuberantes do país, e a primeira longa-metragem de João Maia.

O filme conta a história do cantor (protagonizado por Sérgio Praia), que começou a sua atividade profissional como barbeiro, e que ainda hoje continua a inspirar os mais variados artistas nacionais.

Produzido pela David & Golias, “Variações” retrata a vida de António Rodrigues Ribeiro, figura conhecida da cidade de Lisboa no final dos anos 70, e o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber nada sobre música.

O filme centra-se na transformação de António Variações, artista excêntrico e popular, cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte prematura em 1984.

Escrito e realizado por João Maia com produção de Fernando Vendrell, conta com interpretações de Victoria Guerra, Filipe Duarte, Filipe Albuquerque, Filipe Duarte, Nuno Casanovas, Lúcia Moniz, Eric da Silva, Madalena BrandãoTomás Alves, entre outros.

Dos espaços onde decorreram as filmagens, destacam-se o clube noturno Trumps, lugar de grande importância na vida do cantor português, e o concelho de Amares (lugar de Fiscal), onde o artista nasceu a 3 de dezembro de 1944.

“Variações”, uma homenagem a todos os que ainda hoje pretendem mudar de vida, chega aos cinemas portugueses em 2019.