A abrir a próxima Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o filme francês L’envol, de Pietro Marcello, terá sua estreia mundial, a 18 de maio de 2022. Protagonizado por Raphaël Thiery (Raphaël), Juliette Jouan (Juliette), Louis Garrel (Jean) e Noémie Lvovsky (Adeline), conta-nos que a norte da França, Juliette cresce sozinha com seu pai, Raphaël, um veterano da Primeira Guerra Mundial. Apaixonada por canto e música, a jovem solitária conhece um mágico, num verão que promete que velas um dia a levarão para longe de sua aldeia. Juliette nunca deixa de acreditar na profecia.
A programação também inclui UN BEAU MATIN (One Fine Morning) de Mia Hansen-Løve. A realizadora que esteve em foco na passada Festa do Cinema Francês, regressa com uma longa-metragem protagonizado por Léa Seydoux e conta-nos a história de Sandra, uma jovem mãe que cria sua filha sozinha, frequentemente visita seu pai doente, Georg. Enquanto ela embarca com sua família em uma pista de obstáculos para tratá-lo, Sandra conhece Clément, uma amiga que está perdida há muito tempo…
Antes de chegar aos EUA, o mais recente filme de Alex Garland, Men, é sessão especial desta Quinzena, um filme de terror psicológico protagonizado por Jessie Buckley, indicada ao Oscar, juntamente com Rory Kinnear e Paapa Essiedu. Assista ao primeiro teaser oficial.
Na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes já tinham sido seleccionados Provas, Exorcismos, realizado por Susana Nobre em 2015, e mais recentemente A Fábrica de Nada, de 2017, filme realizado por Pedro Pinho, que recebeu o Prémio FIPRESCI da Crítica neste mesmo festival, e todos representados pela produtora Terratreme Filmes.
Nesta edição é a vez de Fogo-fátuo (Will-o’-the-Wisp), a nova longa-metragem de ficção do realizador João Pedro Rodrigues, que vai ter a sua estreia absoluta na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2022. Depois de ter realizado filmes como O Ornitólogo, Morrer como um Homem, Odete ou O Fantasma, esta nova obra é uma coprodução luso-francesa, entre a Terratreme Filmes, House on Fire e Filmes Fantasma.
Conta o filme: 2069, ano talvez erótico – logo veremos – mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga fá-lo rememorar árvores; um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios, foi também o despontar de outro desejo. Então príncipe, Alfredo encontra Afonso. Com diferentes origens e diferentes cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável.
COM Mauro Costa, André Cabral, Miguel Loureiro, Margarida Vila-Nova, Cláudia Jardim, Joana Barrios, João Caçador, João Villas-Boas, João Reis Moreira DIRIGINDO João Pedro Rodrigues CINEMATOGRAFIA Rui Poças SOM Nuno Carvalho MÚSICA Paulo Bragança EDITANDO Mariana Gaivão DIRETOR DE ARTE João Rui Guerra da Mata FIGURINISTA Patrícia Dória PRODUTORES João Matos – Terratreme Filmes, Vicent Wang – Casa Em Chamas, João Pedro Rodrigues – Filmes Fantasma PRODUTOR DE LINHA João Gusmão.
Confira a lista de longas-metragens já seleccionadas. Em breve, serão anunciadas a selecção de curta-metragens.
L’ENVOL (Scarlet)
de Pietro Marcello
Filme de Abertura
1976
de Manuela Martelli
THE DAM (Al-Sadd, السّد , Le Barrage,)
d’Ali Cherri
LES ANNÉES SUPER 8 (The Super 8 Years)
d’Annie Ernaux & David Ernaux-Briot
ASHKAL
de Youssef Chebbi
LES CINQ DIABLES (The Five Devils)
de Léa Mysius
DE HUMANI CORPORIS FABRICA
de Véréna Paravel & Lucien Castaing-Taylor
LA DÉRIVE DES CONTINENTS (AU SUD) (Continental Drift (South))
de Lionel Baier
EL AGUA (The Water)
d’Elena López Riera
ENYS MEN
de Mark Jenkin
FALCON LAKE
de Charlotte Le Bon
FOGO-FÁTUO (Will-o’-the-Wisp, Feu follet)
de João Pedro Rodrigues
FUNNY PAGES
d’Owen Kline
GOD’S CREATURES
d’Anna Rose Holmer & Saela Davis
LES HARKIS (Harkis)
de Philippe Faucon
MEN
d’Alex Garland
Sessão Especial
LA MONTAGNE (The Mountain)
de Thomas Salvador
PAMFIR
de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk
REVOIR PARIS (Paris Memories)
d’Alice Winocour
TAHT ALSHAJRA (تحت الشجرة , Under the Fig Trees, Sous les figues)
d’Erige Sehiri
UN BEAU MATIN (One Fine Morning)
de Mia Hansen-Løve
UN VARÓN (A Male)
de Fabian Hernández
LE PARFUM VERT (The Green Perfume)
de Nicolas Pariser
Filme de Encerramento