Semana Disney – Anos 80 (Tiago Resende)

“A Pequena Sereia” foi o filme que iniciou o “renascimento” da Disney. 

Cinco filmes estrearam nos anos 80, “The Fox and the Hound” (1981), “The Black Cauldron” (1985), “The Great Mouse Detective” (1986), “Oliver & Company” (1988 ) e “The Little Mermaid” (1989). Foi uma década bastante fraca para a Disney. Só um filme é que conseguiu afirmar-se como um clássico eterno, para muitas crianças. Estou a falar de “Pequena Sereia” evidentemente, que é ainda hoje um dos maiores sucessos da Walt Disney. E foi este filme, o último a estrear nos anos 80, que relançou o sucesso da Disney.

 

No entanto, apesar de “A Pequena Sereia” ter sido o filme que vi mais vezes em criança, não acho que seja um dos melhores filmes da Disney. Mas a concorrência também não é muito melhor, por isso escolho “A Pequena Sereia” como o filme dos anos 80 que mais me marcou.

 

“A Pequena Sereia” é um dos poucos filmes que teve direito a uma sequela e a uma série de desenhos animados, no Disney Channel. Este foi a vigésima oitava longa-metragem e vencedora de dois Óscares da Academia, de Melhor Banda Sonora e de Melhor Canção Original. “A Pequena Sereia”, na minha opinião, não é um dos filmes mais divertidos, mas não deixa de ter alguns momentos engraçados, com o Sebastião e outros peixes. A história é fraca e as músicas nem todas são boas. Concluindo, este filme apesar de não ser dos meus favoritos, marcou muito a minha infância e não há dúvida que este foi um marco importante para a Disney e para os próximos filmes da década de 90.