O ano de 2015 aproxima-se do fim, o que leva a que vários grupos de críticos de cinema de jornais, revistas e blogs façam uma selecção do que melhor se produziu no mundo cinematográfico em 2015. A primeira a fazê-lo foi a revista inglesa Sight & Sound, que revelou recentemente o seu Top 20 do ano, votado por 168 críticos de cinema do mundo inteiro. Para a revista britânica o melhor filme de 2015 foi “A Assassina” do chinês Hou Hsiao-hsien. O filme decorre durante a dinastia Tang, na China do século IX, e conta a história de Nie Yinniang, que foi raptada na infância e treze anos depois regressa para procurar vingança. “A Assassina” conseguiu conquistar atenção da crítica e do público no Festival de Cannes, tendo aliás vencido o prémio de Melhor Realizador. “Um filme com um lirismo esmagador que sabe intercalar momentos de grande intensidade – representado com combates – e momentos de reflexão – marcados por um som poético constante”.

Em segundo lugar ficou também um outro filme bastante aclamado em Cannes 2015, o romance “Carol” de Todd Haynes, que conta no elenco com Cate Blanchett, Rooney Mara e Sarah Paulson. Em terceiro lugar encontra-se o blockbuster “Mad Max: Estrada da Fúria” de George MillerEste teve também a sua estreia no Festival de Cannes e é protagonizado por Tom Hardy e Charlize Theron.

O cinema português consegue um magnífico quarto lugar com a trilogia de “As Mil e Uma Noites” de Miguel Gomes, o filme mais badalado de da edição 2015 do Festival de Cannes. Aclamado pela crítica, tem vindo a ser premiado em vários festivais de cinema e o “Volume 2: O Desolado” irá representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro dos Óscares 2016. Outra presença portuguesa é a de “Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa, que surge na décima nona posição, tendo já surgido em terceiro lugar na Sight & Sound Top 20 Filmes de 2014.

Na lista, constam ainda títulos como “No Home Movie” de Chantal Akerman, “Son of Saul” de Laszlo Nemes, “Anomalisa” de Charlie Kaufman e Duke Johnson, “Phoenix” de Christian Petzold e “Táxi” de Jafar Panahi.

 

Sight & Sound Top 20 Filmes de 2015

1. A Assassina (The Assassin), de Hou Hsiao-hsien

2. Carol, de Todd Haynes

3. Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max Fury Road), de George Miller

4. As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes

5. Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul

6. No Home Movie, de Chantal Akerman

7. 45 Anos (45 Years), de Andrew Haigh

8. Son of Saul, de Laszlo Nemes

9. Amy, de Asif Kapadia

9. Vício Intrínseco (Inherent Vice), de Paul Thomas Anderson

11. Anomalisa, de Charlie Kaufman e Duke Johnson

11. Vai Seguir-te (It Follows), de David Robert Mitchell

13. Phoenix, de Christian Petzold

14. Girlhood, de Céline Sciamma

14. É Difícil Ser um Deus (Hard to Be a God), de Aleksei German

14. Divertida-Mente (Inside Out), de Pete Docter

14. Tangerine, de Sean Baker

14. Táxi, de Jafar Panahi

19. Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa

19. O Olhar do Silêncio (The Look of Silence), de Joshua Oppenheimer