tenet-christopher-nolan-2020-1

“Tenet” estreia em Portugal, uma semana antes dos EUA

A Warner Bros. anunciou que Portugal está entre os mais de 70 países que vão receber a estreia de “Tenet”, de Christopher Nolan, no dia 26 de agosto, uma semana antes dos Estados Unidos, segundo adiantou o Deadline.

Na semana passada, a Warner tinha suspendido a estreia de “Tenet” para data incerta devido ao número de casos de infetados com a COVID-19 estar a aumentar em várias partes dos EUA.

Hoje, o estúdio anuncia o lançamento por níveis. A primeira fase de países a estrear “Tenet” a 26 de agosto inclui: Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Egito, Estônia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Islândia, Indonésia, Itália, Coreia, Letónia, Lituânia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

Seguem-se a Austrália, Áustria, Barém, Canadá, República Checa, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Israel, Líbano, Malásia, Oriente Médio, Nova Zelândia, Polónia, Arábia Saudita, Singapura, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos no dia 27 de agosto. A 28 de agosto estreia na África Oriental, Gana, Nigéria, Noruega, Roménia, Eslovénia, Espanha e Vietname. Por fim seguem-se: Kuwait e Qatar previstos para 3 de setembro; Cazaquistão, Rússia e Brasil para 10 de setembro; e Japão a 18 de setembro.

Nos EUA, está previsto estrear a 3 de setembro, em cidades selecionadas, e a China ainda aguarda uma data de lançamento.

thriller de ficção científica de Nolan já foi adiado 4 vezes em Portugal, tendo sido agendado para as datas de 16 de julho, 30 de julho, 12 de agosto e agora a 26 de agosto. Em Portugal, o filme é distribuído pela NOS Audiovisuais.

O filme, que custou entre 200 e 225 milhões de dólares, “promete ser uma poderosa experiência cinematográfica para o grande ecrã, com o cunho a que o realizador já nos habitou”. Acrescentando a esse orçamento todos os custos de marketing, “Tenet” pretende recuperar cerca de 315 milhões de dólares.

Protagonizado por John David Washington e Robert Pattinson, “Tenet” segue dois agentes secretos que embarcam numa missão para impedir a Terceira Guerra Mundial. O elenco também inclui Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh, Dimple Kapadia, Clémence Poésy Michael Caine.

Filmado em sete países e com câmaras IMAX e em 70mm, “Tenet” conta com Hoyte van Hoytema na direção de fotografia (“Interstellar” e “Dunkirk”) e com o compositor Ludwig Göransson (vencedor do Óscar por “Black Panther”).