“The Alpinist”: estreias em exclusivo do documentário

THE ALPINIST é uma produção Sender Films em parceria com a RedBull Media House e a Universal, um documentário íntimo sobre a vida de um atleta que faz da escalada a solo uma meditação vertical, desprovida de medo e que acaba por fazer com que todos nós coloquemos nossa própria vida e pequenezas em perspetiva. Um filme que ultrapassa as audiências apenas do desporto e do montanhismo, por isso não perca a oportunidade de assistir.

À medida que a escalada passa de um desporto de nicho para um evento destacado pelos principais meios de comunicação, Marc-André Leclerc sobe sozinho, longe dos holofotes. Nas montanhas remotas, o homem de 23 anos faz algumas das mais ousadas subidas a solo da história. No entanto, poucas pessoas o conhecem. Sem câmaras, sem cordas e sem margem de erro, Marc-André representa a essência da aventura a solo.

Intrigado com estas conquistas silenciosas, o veterano cineasta Peter Mortimer (THE DAWN WALL) prepara-se para fazer um filme sobre Marc-André. Mas o alpinista canadiano é indescritível: nómada e tímido em relação à publicidade, não tem telefone nem carro, e está relutante em deixar a equipa de filmagens saber a sua visão pura de escalada. À medida que Mortimer luta para se manter, as subidas de Marc-André ficam maiores e mais ousadas. Os alpinistas de elite estão espantados com as suas conquistas, enquanto outros receiam que ele esteja a arriscar demasiado.

 

Terão lugar duas exibições deste filme exclusivo, apontado por muitos como o documentário do ano.

A première acontece no dia 14/12 no Cinema São Jorge às 21H e uma segunda sessão no dia 15/12 no UCI Arrábida no Porto, também às 21H.

Os bilhetes podem ser comprados aqui.

Skip to content