Da mente do realizador nomeado ao Óscar®, Wes Anderson, «The French Dispatch» / «Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun» dá vida a um conjunto de histórias da última edição de uma revista americana, publicada numa cidade francesa fictícia, do século XX.
Com distribuição da Searchlight Pictures e a Indian Paintbrush, «The French Dispatch» é um retrato empírico americano realizado por Wes Anderson, com guião de Wes Anderson, a partir de uma história de Anderson e Roman Coppola, Hugo Guinness e Jason Schwartzman.

O filme é protagonizado por Benicio del Toro (“Sicario – Infiltrado”, “Traffic – Ninguém Sai Ileso”), Adrien Brody (“O Pianista”, “O Grande Budapeste Hotel”), Tilda Swinton (“O Grande Budapeste Hotel”, “Ilha dos Cães”), Léa Seydoux (“007 Spectre”, “Oh Mercy!”), Frances McDormand (“Três Cartazes à Beira da Estrada”, “Missouri”, “Fargo”), Timothée Chalamet (“Lady Bird”, “Chama-me pelo Teu Nome”, “Duna”), Lyna Khoudri (“Selvagens”, “The Specials”, “Papicha”), Jeffrey Wright (“O Mundo do Oeste”, saga “The Hunger Games”), Mathieu Amalric (“O Grande Budapeste Hotel”, “Sound of Metal”), Stephen Park (“Fargo”, “The Mindy Project”), Bill Murray (“Ilha dos Cães”, “O Amor é um Lugar Estranho”), Elisabeth Moss (“O Homem Invisível”, “Nós”) e Owen Wilson (“Father Figures”, “Marley e Eu”), entre muitos outros.

Por cá, o filme fará a sessão de abertura do LEFFEST’21 – Lisbon & Sintra Film Festival, dia 10 de novembro, e estreia nas salas de cinema do país, dia 11.
Conta a sinopse: Por ocasião da morte do seu amado editor Arthur Howitzer Jr., nascido no Kansas, a equipa das Crónicas de França, uma revista americana de ampla circulação, com sede na cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, reúne-se para escrever o seu obituário. Memórias de Howitzer fluem para a criação de quatro histórias: um diário de viagem das seções mais sórdidas da própria cidade do O Repórter Ciclista; “A Obra-Prima Concreta”, sobre um pintor criminalmente louco, o seu guarda e a sua musa, e seus vorazes negociantes; “Revisões a um Manifesto”, uma crónica do amor e da morte nas barricadas no auge da revolta estudantil; e “A Sala de Jantar Privada do Comissário de Polícia”, um conto de suspense sobre drogas, rapto e jantares chiques.
Assista ao trailer.
Já se encontra disponível o videoclip de “Aline”, com realização de Wes Anderson, interpretação de Jarvis Cocker (Tip-Top) e ilustração e animação de Javi Aznarez. “Aline” faz parte da banda sonora de “The French Dispatch”.