“Titanic” regressa aos cinemas para celebrar o 25.º aniversário

Titanic 1997 2023 1 1 Titanic 1997 2023 1 2

Vinte e cinco anos depois da sua estreia, “Titanic” (1997), realizado por James Cameron, regressa às salas de cinema em fevereiro, numa versão remasterizada, em 3D 4K HDR, para o fim-de-semana do dia de São Valentim.

Para assinalar o 25.º aniversário, o filme de James Cameron surge novamente em sala, a partir do dia 9 de fevereiro de 2023 com novo trailer e novo cartaz, lançados pela Paramount Pictures e a 20th Century Studios. É a segunda vez que “Titanic” é reposto em sala, depois de em 2012 ter sido exibido nos cinemas de todo o mundo em 3D, para assinalar o centenário da tragédia (15 de abril de 1912 a 2012) daquele que foi no seu tempo o maior objeto em movimento já construído.

A história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) estreou pela primeira vez em dezembro de 1997 e tornou-se um dos filmes com mais sucesso de bilheteira no mundo. Vencedor de 11 Óscares da Academia em 1998, incluindo Melhor Realizador para James Cameron, este épico cinematográfico é o terceiro filme mais rentável da história do cinema.

James Cameron tornou-se no primeiro realizador a ter três filmes seus na lista dos dez filmes mais lucrativos de sempre: “Avatar” o filme de 2009 que continua a liderar o ranking com quase 3 mil milhões de dólares arrecadados em todo o mundo, “Titanic” (1997), que ocupa a terceira posição com mais de dois mil milhões de dólares, e por fim “Avatar: O Caminho da Água”, em sétimo lugar, com cerca 1,7 mil milhões de dólares.

Escrito e realizado por James Cameron, este também produziu juntamente com Jon Landau e com Rae Sanchini como produtor executivo. O elenco do filme inclui ainda Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Bernard Hill, Jonathan Hyde, Danny Nucci, Gloria Stuart, David Warner, Victor Garber e Bill Paxton.

A 10 de abril de 1912 deu-se a viagem inaugural, em Belfast (Irlanda do Norte), com cerca de 2240 passageiros que partiam para os EUA (Nova Iorque) à procura de uma nova vida, de novas oportunidades, de esperança, de um sonho. Sonho esse que está bem presente no filme nos passageiros da terceira classe. Infelizmente o maior navio do mundo chocou num iceberg no Oceano Atlântico a 15 de abril de 1912, tendo morrido cerca de 1500 pessoas naquele que foi uma das maiores tragédias do século XX.

 

Skip to content