Três curtas-metragens portuguesas estreiam nas salas de cinema a 31 de agosto 

"Para Cá do Marão", realizador José Mazeda "Para Cá do Marão", realizador José Mazeda
"Para Cá do Marão", de José Mazeda

Três curtas-metragens portuguesas estreiam, num formato inovador de exibição conjunta, nas salas de cinema nacionais a 31 de agosto, segundo informou a produtora Take 2000.

“Três Crimes, Três Curtas” reúne três filmes que abordam o mesmo tema, o crime: “S.Ó.S”, de Bruno Soares, “Céu Aberto ou Espaço Limitado”, de José António Loureiro, e “Para Cá do Marão”, de José Mazeda. A Take 2000 aposta num formato inovador de exibição com um programa de três narrativas cinematográficas diversificadas, numa única sessão.

Com Carmen SantosJoel Branco e Marco Costa no elenco, “S.Ó.S” conta a história de Jaime que é surpreendido no meio de um assalto a uma casa em Lisboa pelo velho dono da casa, Alberto, que o confunde com o filho. Alberto e a mulher, Madalena, acolhem Jaime, que se vai esquecendo do assalto. Bruno Soares, com formação em cinema na ESCAC em Barcelona, traz uma abordagem visual influenciada por várias áreas, incluindo a pintura.

banner 11 2025 1
Publicidade

Protagonizado por Joaquim Nicolau e Miguel Frazão, “Céu Aberto ou Espaço Limitado” explora a vida de um outro Alberto que, após cumprir pena de prisão, lida com as marcas físicas e emocionais do encarceramento onde sofreu as consequências da solidão e da violência física e emocional. Mas a vida cá fora também é claustrofóbica. Sente-se no quarto onde dorme e no clube onde começa a trabalhar, embora Alberto lhe tente escapar diariamente. “Céu Aberto ou Espaço Limitado” é o primeiro filme realizado por José António Loureiro, depois de uma longa carreira no cinema como diretor de fotografia.

João Lagarto, Vítor Norte e Adriano Carvalho integram o elenco de “Para Cá do Marão”, que retrata um confronto baseado em histórias reais, contadas por habitantes de Trás-os-Montes ao realizador. Em Trás-os-Montes, onde “há nove meses de Inverno e três de Inferno”, João, um homem marcado pelos rigores da Natureza, vai encontrar-se numa disputa com Ernesto, um galego chegado recentemente à sua terra. Baseado em histórias reais, “Para Cá do Marão” é o primeiro filme de José Mazeda como realizador.

“Três Crimes, Três Curtas” tem estreia confirmada a 31 de agosto em: Cinema City Alvalade, Cinema City Leiria, Cinema City Setúbal, Cinema City Alfragide, Casa de Cinema de Coimbra, Cinemas NOS Amoreiras (Lisboa), Cinemas NOS Alameda (Porto), Cinemas NOS Almada Forum , Cinemas NOS Glicínias (Aveiro), Cinemas NOS Braga Parque, Cinemas NOS Alma Coimbra, Cinemas NOS Oeiras Parque, Cinemas NOS Fórum Viseu,  Cinemas NOS Fórum Algarve; UCI El Corte Inglés; UCI Arrábida Shopping.

“S.Ó.S”, de Bruno Soares
Duração: 26’14’’

“Céu Aberto ou Espaço Limitado”, de José António Loureiro
Duração: 16’38’’

Para Cá do Marão”, de José Mazeda
Duração: 22’20’’

“Três Crimes, Três Curtas” a 31 de agosto nos cinemas