VISTACURTA 2014: Vencedores

VISTACURTA 2014_2

Na quarta-feira passada, em Viseu, durante mais uma edição do Cinema na Cidade, cinema ao ar livre organizado pelo Cine Clube de Viseu, decorreu a 5ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, que é um“panorama dos filmes realizados na região, por autores da região, e/ou sobre temas da região”. Depois de projectados os filmes, foram então divulgados os vencedores em cada categoria, de entre 14 curtas-metragens seleccionadas. O melhor filme VISTACURTA 2014 foi a curta experimental “Douro, Ensaio, Memória” de Eduardo Correia Pinto, que recebeu uma estadia para duas pessoas, continente e ilhas (dois fins-de-semana) + 250 euros (Patrocinado pelo INATEL Turismo). Um filme dedicado ao Douro, sobre o imaginário, sobre a saudade, a memória de alguém e também de todos. “Com um cariz experimental que conquistou o Júri, esta é a terceira presença do realizador no Festival, onde em 2010 arrecadou, com “David de Oliveira – uma obra viva”, a distinção de melhor documentário”Na categoria de Ficção venceu a curta “Arpeggio” de Helder Faria e na de Documentário venceu “Alegria do Lar” de Ana Isabel Martins.

O Cinema na Cidade termina hoje (31 julho), na Praça D.Duarte, às 21h45, com a projecção de um dos clássicos mais intemporais do cinema francês, “As Férias do Sr.Hulot” (1953) de Jacques Tati.

“Este é um festival à imagem dos filmes que divulga: muita determinação, ideias fortes, poucos meios, parcerias duradouras. Baseia-se na energia da própria PROJECTO PATRIMÓNIO e CINE CLUBE DE VISEU, motivados pela possibilidade de dar a ver a milhares de pessoas aquilo que é feito neste campo de criação, à escala de uma região.”

 

Vencedores do VISTACURTA 2014

Melhor Filme

Douro, Ensaio, Memória, de Eduardo Correia Pinto

Melhor Ficção

Arpeggio, de Helder Faria

Melhor Documentário

Alegria do Lar, de Ana Isabel Martins

Melhor Animação

Event For 2, de Alexandra Siqueira

Melhor Filme Escolar

Reflex, de Júlio Lopes, André Sobral e Pedro Teixeira

Menção Honrosa – Ficção

A Corda, de Luís Belo, Ana Seia de Matos e L. Filipe dos Santos e Tiago Ribeiro

Menção Honrosa – Documentário

Memórias de um Passeio de Verão, de Sofia Ferreira e Fernando Vale

VISTACURTA 2014_1