VISTACURTA 2021: curtas-metagrens, estreias, cine-concertos e sessões especiais

Cine Clube de Viseu apresenta, de 12 a 16 de Outubro, uma nova edição VISTACURTA. Em destaque estará o cinema galego, em complemento à competição de curtas-metragens e a uma programação especial para escolas e famílias, com filmes-concerto e sessões apresentadas por convidados.

De 13 a 15 de Outubro, esta é uma importante janela sobre a produção nacional que nos ajuda a pensar no interior e seus desafios, numa perspectiva abrangente, incluindo filmes de autores de Viseu e produções realizadas na região. Um percurso através de curtas locais, por um lado, e curtas nacionais que interpelam a interioridade, por outro, com 19 obras a concurso. produção de âmbito nacional que interpela a interioridade — partindo de Aqui na Terra de João Botelho, que reflectia sobre um país de altos contrastes chamado Portugal.

Destaque para «OfícidIlusão», de CláudiVarejão; «NossReino», de Luís Costa, vencedor da Melhor Curta do Festival MotelX deste ano; entre outros.

MOSTRA DE CINEMA DA GALIZA

Hoje, mais do que nunca, podemos afirmar que o cinema da Galiza tem merecido todas as atenções, com uma forte carga onírica e fantástica que tem sido explorada por uma geração muito interessante de realizadores, como Lois PatiñoEloy EncisoDiana Toucedo ou Oliver Laxe. A vontade de alargar horizontes na programação resulta, em 2021, numa viagem pelo território irmão e sempre inspirador, mas insuficientemente conhecido, do cinema realizado na Galiza.

FILMES E CONCERTO EM ESTREIA

É com entusiasmo que anunciamos a estreia mundial de um cine concerto, reunindo um dos realizadores portugueses com uma filmografia mais vasta, EDGAR PÊRA, e a estrela da pop que dispensa apresentações, RUI REININHO. Um novo episódio na longa história de amizade entre os dois, desde os tempos da Escola de Cinema, para conhecer a 15 de Outubro, no Teatro Viriato.

Em semana de estreia nas salas nacionais, recebemos A Metamorfose dos Pássaros, obra de Catarina Vasconcelos que emociona pelo retrato das famílias e seus mistérios: em particular, a família da realizadora e a figura de Beatriz, sua avó, que se casou com Henrique, oficial da marinha, aos 21 anos. Depois da estreia de sonho no Festival de Berlim (vencedor do prestigiante Prémio da Crítica Internacional), a sessão no vistacurta conta com a presença da realizadora.

SESSÕES PARA ESCOLAS E FAMÍLIAS

A edição 2021 vistacurta volta a convocar as escolas para sessões de cinema em contexto próprio, a sala de cinema.

Cine Clube propõe filmes e encontros que construam conhecimento, consciência, sonhos e confiança no presente e no futuro de cada idade. Organizadas por ciclo escolar, as nossas sugestões incluem documentários, ficções e registos híbridos acerca de temas tão actuais e tão intemporais quanto o multiculturalismo ou a urgência de cuidar do planeta. A programação terá, ainda, uma sessão especial para famílias com Rui Reininho, que irá partilhar por que razão ver O Estranho Mundo de Jack foi tão importante para si.

Toda a info aqui.

Skip to content