O filme de Diogo Varela Silva, “Zé Pedro Rock’n’roll”, um documentário sobre o lendário guitarrista dos Xutos e Pontapés que morreu em 2017, vai estrear nas salas de cinema portuguesas a 30 de julho.

Produzido pela Hot Chilli Films, o documentário estava inicialmente previsto estrear a 30 de abril, mas devido à pandemia da COVID-19 foi adiado para julho. “Zé Pedro Rock’n’roll” venceu o Prémio do Público no DocLisboa 2019 e passou pelo Porto/Post/Doc.

Zé Pedro, o lendário guitarrista dos Xutos e Pontapés, é a maior figura do rock ‘n’ roll português, tendo sido o seu grande impulsionador, não só enquanto guitarrista fundador da maior banda nacional de sempre, mas também através na divulgação do género como crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos, onde tantas e tantas bandas deram os primeiros passos.

Zé Pedro, fundador da banda de rock portuguesa Xutos & Pontapés, morreu a 30 de novembro de 2017, aos 61 anos de idade, vítima de doença prolongada.