Zero em Comportamento assinala mês das mulheres com filme sobre Patti Smith

Patti-Smith-Poeta-do-Rock-1 Patti-Smith-Poeta-do-Rock-1

A Associação Zero em Comportamento vai assinalar o 8 de março (8M – Dia Internacional das Mulheres) durante o mês todo com uma digressão nacional do documentário “Patti Smith, Poeta do Rock”, sobre Patti Smith, a cantora, poetisa, fotógrafa, escritora e feminista.

“A 8 de Março, comemora-se a emancipação e igualdade de direitos das mulheres. Contudo, a Zero em Comportamento não quis limitar a celebração desta conquista tão importante a apenas um dia.”, lê-se no comunicado da associação.

O filme francês realizado por Sophie Peyrard e Anne Cutaia estreia a 8 de março nos Arroz Estúdios, em Lisboa, e na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.

banner janeiro 2025 1 1
Publicidade

A 10 de março, o documentário segue para o Pinhal Novo, na Adega ASL Tomé, e a 12 de março para Amarante, no Cinema Teixeira de Pascoaes, seguindo, por fim, em direção a Coimbra, até ao Festival Caminhos do Cinema Português onde terá sessões a 21, 22, 23, 24, 25, 28 e 29 de março.

“Partindo de arquivos raros e de concertos míticos, o filme descreve o percurso de uma poetisa insaciável que se tornou num ícone do rock e numa das maiores artistas dos nossos tempos. Abandonando Nova Jersey, onde deixou um bebé nascido no anonimato e uma vida que a sufocava, Patti Smith chega a Nova York com 20 anos, acompanhada pelas “Iluminações” de Rimbaud e uma câmara Polaroid na mochila, sem dinheiro e cabelo desgrenhado: é de liberdade que precisa. Poderia ter sido apenas uma faísca, mas o fogo arde há 50 anos. Pode dizer-se que Patti Smith criou o seu próprio mito, mas, acima de tudo, fez da sua vida um manifesto à liberdade e uma carta de amor a todos e todas que acreditam na igualdade de direitos.”

Ao longo do mês haverá mais estreias, no Videoclube da Zero em Comportamento, para assinalar o 8M: no dia 3 de março estreia o documentário “Jane por Charlotte”, realizado pela atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, um filme sobre a sua mãe; a 17 de março estreia o programa de dez curtas-metragens “O Lugar das Meninas é Onde Elas Quiserem”,  “que mostram diferentes personagens femininas obrigadas a confrontar-se com as suas próprias características, com a percepção que os outros têm delas e, acima de tudo, com a maneira como reagem diante de adversidades”; e a 24 de março estreia “Tempos de Desejo”, documentário de Raquel Marques.

Skip to content