Arrancou no passado dia 1 de novembro o Mês do Cinema Europeu, iniciativa organizada pela Academia de Cinema Europeu, que pretende celebrar “a fantástica diversidade do cinema europeu” por toda a Europa e fora, totalizando 52 países que se juntam a esta celebração com dezenas de filmes.
Países como Croácia, Estónia, Hungria, Islândia, Kosovo, Itália, Chipre, Ucrânia, Turquia e Portugal vão receber iniciativas alusivas ao Mês do Cinema Europeu, “apresentando programas especiais, eventos e retrospectivas dedicadas.” Em Portugal, o evento será assinalado no Cinema Ideal, em Lisboa, e no Batalha Centro de Cinema, no Porto.
Muitas salas de cinema concentram-se durante o Mês do Cinema Europeu em filmes de um país europeu específico: haverá o “Ciné polska” – festival de novos filmes polacos em Saarbrücken (Alemanha), o Festival de Cinema Ucraniano em Wroclaw (Polónia), uma aposta no cinema italiano em Biel (Suíça), uma seleção de cinema português “Recordar a Revolução dos Cravos” em Cluj-Napoca (Roménia) e a Selecção de Filmes Húngaros em Istambul (Turquia).
Ao mesmo tempo, a plataforma de streaming MUBI apresenta um foco especial nos filmes europeus, o portal VOD DAFilms destaca uma seleção de documentários europeus e o Festival Scope celebra as curtas-metragens candidatas aos European Film Awards, permitindo aos amantes de cinema de todo o mundo possam participar.
“Com o Mês Europeu do Cinema, o cinema europeu chega mais perto de casa para muitas pessoas. Desta forma, a Academia continua a construir uma rede e uma janela para a celebração simultânea do cinema europeu. Estamos orgulhosos de receber parceiros de cinema em mais de 100 cidades na Europa este ano, pela primeira vez incluindo a Arménia e o Chipre. É óptimo ver que em muitos países já temos mais do que um cinema parceiro, até cinco ou seis na Dinamarca, Alemanha, Itália, Polónia e Espanha. O Montenegro é mesmo o primeiro país da Europa a participar com todos os cinemas do país”, afirma Matthijs Wouter Knol, CEO e Diretor da Academia.
E acrescenta: “É claro que estamos particularmente entusiasmados – juntamente com os nossos parceiros suíços – com a fantástica cooperação com mais de uma dúzia de cinemas parceiros que organizam programas e exibições especiais, um programa dedicado na Cinémathèque suisse, a emissora suíça SRG SSR exibindo filmes relacionados com os European Film Awards, bem como eventos especiais nos festivais de Genebra, Winterthur, Queersicht Bern, PinkPanorama e Zoomz em Lucerna, e o evento documental Let’s Doc que decorre durante todo o mês de novembro.”
O Mês do Cinema Europeu culmina com a cerimónia da 37.ª edição dos Prémios do Cinema Europeu, em Lucerna, no dia 7 de dezembro.