"Terra Estrangeira" (1995) de Walter Salles e Daniela Thomas © Nitrato Filmes

“A Távola de Rocha” e “Terra Estrangeira”: duas estreias em sala

A produtora Nitrato traz-nos duas estreias em sala de cinema, a saber, desde a passada quinta-feira (dia 13) que é possível assistir ao filme “A Távola de Rocha” de Samuel Barbosa, e estreia a partir desta quinta-feira (dia 20) o restauro em 4k do filme “Terra Estrangeira” de Daniela Thomas e Walter Salles.

“A Távola de Rocha” de Samuel Barbosa

Foi um dos três filmes a marcar presença na selecção oficial de Locarno, “Távola de Rocha” é um documentário de Samuel Barbosa, sobre o cineasta Paulo Rocha, o autor de “Os Verdes Anos” (1963) e “Mudar de Vida” (1966). “O filme documentário propõe um reencontro espácio – temporal de todo o trabalho de fundo que existe nos filmes de Paulo Rocha. É uma pesquisa a partir das pessoas, personagens, lugares, décors, artes e artistas que, em forma de testemunho, propõem uma reflexão sobre a interacção de Paulo Rocha com eles.”, lê-se no site da produtora Bando à Parte.

Por cá, o filme esteve em competição na Secção Olhares do festival português dedicado ao Cinema “Caminhos do Cinema Português” na sua mais recente edição, no passado mês de Novembro de 2021. O realizador Samuel Barbosa fez parte do júri do Festival VistaCurta, promovido pelo Cineclube de Viseu, e que se realizou em Outubro do ano passado.

“Terra Estrangeira” (1995) de Walter Salles e Daniela Thomas

O filme “Terra Estrangeira” estreia em versão restaurada 4k a partir dos negativos originais. Trata-se, segundo a produtora, de “um filme de culto que marcou o cinema brasileiro, representação identitária do Brasil dos anos 90 e uma história de amor profundamente marcante”. A co-produção luso-brasileira conta a história nos “anos 90; sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex, brasileira namorada de Miguel, todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar as suas vidas num pesadelo”.

“Terra Estrangeira” (1995) conta no elenco com Fernanda Torres (Alex), Fernando Alves Pinto (Paco), Luís Melo (Igor), Alexandre Borges (Miguel), Laura Cardoso (Manuela), João Lagarto (Pedro), e Miguel Guilherme (André), entre outros. O filme terá sessões Sessões no Porto (Cinema Trindade e UCI Arrábida 20), Lisboa (UCI El Corte Inglés de Lisboa e Cinema IDEAL) e Coimbra (Casa do Cinema de Coimbra) a partir do próximo dia 20.

Skip to content