“Ice Merchants”, do jovem realizador português João Gonzalez, venceu o prémio de melhor curta-metragem nos Annie Awards 2023, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação, considerados os ‘Óscares’ do cinema de animação, um dos mais importantes da temporada de prémios.
É a segunda vez que uma curta-metragem portuguesa vence a mesma categoria naquele que é considerado um dos mais importantes prémios do cinema de animação nos EUA. Em 2020, foi “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, da cineasta Regina Pessoa, a receber o Annie de melhor curta-metragem, fazendo história para o cinema português.
Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, teve a sua estreia mundial em 2022, na Semana da Crítica de Cannes, onde foi premiado e, desde então, já arrecadou até ao momento mais de 40 prémios em todo o mundo. O filme encontra-se também nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem e passa a ser um dos favoritos à premiação.
“Ice Merchants” estava nomeado para os Annie juntamente com “Amok”, do húngaro Balázs Turai, “Black Slide”, do israelita Uri Lotan, “Love, Dad”, da checa Diana Cam Van Nguyen, e “The Flying Sailor”, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.
Nos últimos doze anos os Annie Awards previram sete dos vencedores do Óscar de Melhor Filme de Animação (longa-metragem): “Rango” (2012), “Frozen” (2014), “Inside Out” (2016), “Zootopia” (2017), “Coco” (2018), “Spider-Man: Into the Spider-Verse” (2019) e “Soul” (2021). No entanto, em relação à categoria de curta-metragem é mais incerta a previsão, tendo em conta que este ano, por exemplo, os Annie nem sequer nomearam “O Menino, a Toupeira, A Raposa e o Cavalo” para esta categoria, estando assim nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem e é apontado como o favorito a vencer a estatueta dourada.
“Ice Merchants”, de João Gonzalez, encontra-se desde o dia 16 de fevereiro em exibição nas salas de cinema portuguesas, tendo já sido visto por mais de três mil espectadores.