Os críticos de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma foram os primeiros a divulgar a sua lista dos dez melhores filmes de 2022 e conta com filmes de Albert Serra, Paul Thomas Anderson, Jordan Peele, Jerzy Skolimowski e Hong Sang-soo.
“Pacifiction”, de Albert Serra, é o favorito do ano para os críticos da Cahiers. Esta é uma co-produção internacional (entre França, Alemanha, Espanha e Portugal), produzido pela portuguesa Rosa Filmes, com o apoio do ICA e RTP, que tem como atores principais Benoît Magimel, que este ano ganhou o César de melhor ator em França, e o crítico de Arte Alexandre Melo, no elenco principal. O filme, que teve a sua estreia na Competição Oficial do Festival de Cannes 2022, ainda não tem data de estreia nas salas de cinema portuguesas.
“Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson, consegue o segundo lugar da lista, seguindo-se “Nope”, de Jordan Peele, e “EO”, de Jerzy Skolimowski, um dos filmes mais aguardados nas salas nacionais, que deverá estrear em 2023, com distribuição da Nitrato Filmes.
Quer “Roda da Fortuna e da Fantasia”, de Ryûsuke Hamaguchi, que ocupa o quinto lugar da lista, e “Apresentação”, de Hong Sang-soo, que ocupa o nono lugar, já estrearam ambos nos cinemas portugueses, em 2021 e em 2022, respectivamente.
1. Pacifiction – Tourment sur les îles, de Albert Serra
2. Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson
3. Nope, de Jordan Peele
4. EO, de Jerzy Skolimowski
5. Contes du hasard et autres fantaisies, de Ryûsuke Hamaguchi
6. Bowling Saturne, de Patricia Mazuy
7. Apollo 10½, de Richard Linklater
8. Introduction, de Hong Sang-soo
9. Viens je t’emmène, de Alain Guiraudie
10. Qui à part nous, de Jonás Trueba