A Casa do Cinema de Coimbra celebra o seu segundo aniversário, de 11 a 17 de maio, com um programa especial composto por 21 filmes, dos quais 9 em ante-estreia e 3 em estreia nacional, que irão marcar o ano de 2023.
Entre os dias 11 e 17 de maio, a Casa do Cinema exibe “várias ante-estreias de grande interesse entre documentários, obras de ficção, sem esquecer a animação produzida em contexto escolar.“
O cinema português está em destaque no aniversário da Casa do Cinema de Coimbra com a projeção dos filmes “Vadio”, de Simão Cayatte, “A Noiva”, de Sérgio Tréfaut, “A Portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes, o díptico de João Canijo “Viver Mal” e “Mal Viver”, e ainda a ante-estreia de “Cidade Rabat”, de Susana Nobre.
“A estes se juntam os filmes produzidos em ambiente escolar exibidos no “i5 – Festival Internacional de Vídeo Escolar”. A programação da Casa do Cinema de Coimbra realiza uma aposta reiterada no Cinema Português que ao longo de 2023 representa 20% das obras programadas e 43% dos espectadores totais.”, lê-se no comunicado.
No programa constam ainda títulos como “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, “Rodeo”, de Lola Quivoron, “Beau tem Medo”, de Ari Aster, “A Mãe e a Puta”, de Jean Eustache, “Aftersun”, de Charlotte Wells, “Marcha Sobre Roma”, de Mark Cousins, “Umberto Eco – La Biblioteca del Mondo” de Davide Ferrario, ou “Frida – Viva a Vida”, de Giovanni Trollo. O programa completo pode ser consultado aqui.
A Casa do Cinema de Coimbra é uma sala de cinema que ganhou uma nova vida em 2021, depois de muitos anos de abandono e esquecimento. O projecto que nasceu do Festival Caminhos reúne três associações que assumem a gestão e programação da sala: o Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas, o Centro de Estudos Cinematográficos da AAC e a Fila K Cineclube.