Arranca hoje, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que já vai na sua 34ª edição. A organização promete mais de oito horas de animação de vinte e oito países dos quatro cantos do mundo, ao todo são setenta e uma obras. Os países mais representados são o Reino Unido e a França, com 15 filmes seleccionados cada. As curtas-metragens de animação“Viagem a Cabo Verde” e “Os Olhos do Farol”, são duas das cinco curtas portuguesas candidatas ao principal prémio. Na competição entre longas metragens, existem três candidatos, “Goodbye Mr. Christie”, “Piercing 1” e“The Mysterious Pressages of Leon Prozac”.

 

O certame vai ter ainda a decorrer dois Workshops: “Animação Livre: Utilização de Software Livre na produção de Animação” (8 Novembro) e “Animação 3D Livre: Utilização de Software Livre na produção de Animação 3D” (9 Novembro).

 

O filme de abertura será “O Mágico”, o mais recente filme de Sylvain Chomet, o cineasta de “Belleville Rendez-vous”, e é baseado num argumento nunca filmado de Jacques Tati. “O Mágico” estreia nas salas de cinema portuguesas a 23 de Dezembro. O Festival vai decorrer no Centro Multimeios de Espinho, até 14 de Novembro.