CineAvante 2015_1

Aproxima-se a 39ª Festa do Avante!, de 4 a 6 de setembro, na Quinta da Atalaia, com o seu habitual espaço dedicado ao cinema, o CineAvante“Bem no coração do Espaço Central, este é um espaço onde o visitante da Festa pode ver o que de melhor e mais actual se faz no cinema português, onde o visitante pode falar com realizadores, actores e outros participantes, num ambiente de liberdade, crítica e criatividade que é também a Festa”.

O programa é composto por 18 filmes, entre ficção, documentário e animação, onde não irá faltar a homenagem a Manoel de Oliveira e a comemoração do 70º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo. Do cinema português destacam-se filmes como “Nazaré” (1952) de Manuel Guimarães, “Douro, Faina Fluvial” (1931) e “O Velho do Restelo” (2014) de Manoel Oliveira e “Os Maias” (2014) de João Botelho. Outro importante destaque é a projecção do clássico russo “Vem e Vê” (1985) de Elem Klimov, um dos mais impressionantes filmes de guerra alguma vez feitos.

A edição deste ano do CineAvante conta com a parceria do Shortcutz Lisboa, da Monstra – Festival de Animação de Lisboa e da Cinemateca Portuguesa.

A Festa do Avante está de volta e com ela o CineAvante! segmento cinematográfico da Festa que é já uma das suas referências. Junto ao Espaço Central, os visitantes têm a possibilidade de encontrar num mesmo espaço o que de melhor e mais actual se tem feito no cinema português bem como alguns clássicos de homenagem ao recentemente desaparecido realizador Manoel de Oliveira e algumas obras internacionais.

 

Programa:

Alentejo, Alentejo, de Sérgio Tréfaut

Pára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano

Os Gatos não têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos

VideoClube, de Ana Almeida

Privatizações – A Distopia do Capital, de Silvio Tendler

Douro, Faina Fluvial, de Manoel de Oliveira

O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira

Othon, de Guillaume Pazat e Martim Ramos

Provas, Exorcismos, de Susana Nobre

Tesouras e Navalhas, de Hernâni Duarte Maria

Branco, de Luís Alves

Os Maias – Cenas da Vida Romântica, de João Botelho

Kora, de Jorge Carvalho

Terra 2084, de Nuno Sá Pessoa

Alda, de Ana Cardoso, Luís Catalo, Filipe Fonseca e Liliana Sobreiro

Vem e Vê, de Elem Klimov

Nazaré, de Manuel Guimarães

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

CineAvante 2015_2

Fonte: Festa do Avante