A 1.ª edição do CINENOVA – Festival Interuniversitário de Cinema em Portugal, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, decorre entre os dias 21 e 23 de fevereiro e conta com mais de 50 curtas em exibição, oriundas de países como a Argentina, Espanha, Escócia ou Brasil.

“A temática central dos filmes é a relação entre cinema e conhecimento, sendo as obras divididas em duas secções: uma de não-competição e outra de competição. Esta última conta com prémios a atribuir para o melhor filme presente no concurso (nacional ou internacional) e um outro específico para o melhor filme português presente na mostra.”

Os jurados do melhor filme português a concurso é composto por Ana Gandum (historiadora e fotógrafa), António Costa (Diretor-Adjunto do LEFFEST) e Luís Deltell (professor da Universidad Complutense de Madrid e cineasta). Os jurados do melhor filme a concurso são: Ana Aitana Fernandez (Doutorada em Comunicação, docente e crítica de cinema), Bernardo Vaz de Castro (crítico no site À pala de Walsh), Fernando Cabral Martins (professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa), Maria Irene Aparício (investigadora no CineLab-IFILNOVA) e Paulo Filipe Monteiro (Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e fundador e coordenador do Mestrado em Artes Cénicas).

“No primeiro dia, a partir das 22h, serão dadas as boas vindas aos espectadores no CINENight, um evento musical que inclui um dj set dos DJ Celeste Mariposa, que termina às duas da madrugada. O primeiro festival organizado por jovens estudantes da NOVA FCSH, e que conta com o apoio institucional do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), vai integrar igualmente uma masterclass, no dia 22 às 14h, assinada pela cineasta Susana Sousa Dias e pelo Professor José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa. Durante 90 minutos, ambos irão falar sobre o tema “Cinema e Arquivo”.

O programa completo do festival será divulgado nos próximos dias.

Fonte: CINENOVA