“Conto do Vento” premiado na Grécia

A curta-metragem “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, foi distinguido com o Prémio de Melhor Filme de Animação na 8.ª edição do NIFF – Naoussa International Film Festival, na Grécia, que terminou no domingo. O filme produzido pelo Cine-Clube de Avanca, Filmógrafo e Kotostudios repartiu o Prémio Animação com o filme polaco “The Lost Town of Switez“, de Kamil Polak.

 

“Conto do Vento” é uma curta-metragem de animação de terror, que conta uma história de embalar com meninos e meninas, velhos e velhas, fogueiras e monstros, mortes e gritos.

 

A curta-metragem estreou-se no Festival de Cinema de Avanca 2010 e, desde então, foi selecionado por vários festivais de cinema, tendo integrado a competição oficial do Festival de Annecy, em França e venceu este ano o prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2011. Foi confirmado esta semana que o filme está seleccionado para a competição oficial de festivais em Itália, Sérvia, Lituânia e Espanha, nomeadamente no Festival de Sitges, a decorrer entre os dias 6 e 16 do corrente mês. Em Portugal integra a selecção de filmes do Córtex e FIKE’2011 – Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora.

 

Portugal continua a somar vitórias no cinema de animação, quer em festivais nacionais, quer em festivais internacionais.